Netflix: partilha de contas vai mesmo acabar e há penalidades

A Netflix está pronta para lutar a sério contra a partilha de contas. As verificações vão ser mais eficazes e até há penalidades duras para infratores recorrentes. Tudo porque a gigante do streaming está a ser fortemente penalizada por esta partilha. E não estamos a falar da partilha normal entre os elementos da família que vivem na mesma casa. Estamos a falar da partilha com amigos e até com família mas que mora noutras localizações. Neste momento e caso não ocorresse a partilha de contas a Netflix poderia ter mais 10 milhões de subscritores. Com a concorrência a aumentar as medidas são mesmo necessárias. Assim a partilha de contas na Netflix vai mesmo acabar e há penalidades a caminho como explica um advogado mais abaixo.

Netflix: partilha de contas vai mesmo acabar e há penalidades

O problema da partilha de contas está a escalar e até já há vários sites a fornecerem passwords para este serviço. Escusado será dizer que ao fim de um ano isto significa um verdadeiro rombo para a Netflix. De acordo com os últimos valores conhecidos 10% dos utilizadores da app fazem parte deste grupo. Dos que utilizam sem pagar. Isto é realmente uma grande fatia do bolo.

netflix upgrade, netflix partilha acabar

Em Março de 2021 a Netflix quis começar a mostrar que estava atenta a esta partilha de contas. De facto as pessoas começaram a receber pedidos de verificação e até os emails enviados aos utilizadores mudaram.

Em Março de 2021 começou a caminhada para reduzir a utilização ilícita de contas

Quando alguém acedia à nossa conta dentro ou fora da nossa casa, recebíamos um aviso simples como podemos ver abaixo.

Netflix Partilhar Conta

No entanto, o aviso foi mudado e a Netflix já fez questão de adicionar mais informação. Uma delas vem realmente de encontro ao sistema que vai verificar a utilização abusiva de contas.

Netflix Partilhar Conta

Ou seja, neste novo email a Netflix já dedica uma secção especial à questão da partilha de contas e assinala apenas permitimos que a sua conta seja usada pelas pessoas que vivem na sua residência.

Depois começaram os pedidos de verificação de conta.

No entanto a Netflix não foi má de todo e como tal tem a hipótese de verificar mais tarde. Para além disso e caso não tenha como verificar o código até pode subscrever uma versão grátis durante 30 dias.

Agora que a pedagogia já foi feita é altura das medidas começarem a ser implementadas com maior rigidez. 

As medidas serão colocadas em vigor ao longo de 2022 e o objetivo é mesmo acabar ao máximo com a partilha de contas. No entanto não espere que a polícia bata à sua porta por causa disso.

O que se vai passar é que as verificações vão aumentar e aquelas mensagens que surgiam nos casos suspeitos de partilha de contas vão aparecer com mais frequência. Assim no caso de estarmos a partilhar a nossa conta com alguém, essa pessoa vai ter de nos estar a chatear mais vezes para darmos a password.

Netflix dor de cabeça

No entanto estão previstas penalidades. Caso estes avisos sejam recorrentes. É que no fundo se isto acontecer, significa que alguma coisa se está a passar. Nestes casos a conta poderá ser bloqueada. Mas as consequências podem vir a ser piores como explica o advogado Christian Solmecke, especialista internacional nestas questões.

Com a Netflix os utilizadores só podem partilhar as contas com as pessoas que vivem na mesma casa. Entretanto, amigos e familiares que vivam noutros apartamentos não estão abrangidos por isto e como tal a conta não deve partilhada.

Quem partilha a conta com amigos, ex-namorada, tios, entre outros as sanções podem estar iminente. “Teoricamente o serviço pode bloquear a conta e até pedir compensações pelo dinheiro perdido“.

No entanto tudo isto deverá ser faseado e de facto a maioria das sanções devem centrar-se em bloqueios de conta que mais tarde poderão ser retirados. 

Como é que a Netflix pode descobrir que estou a partilhar a minha conta?

Como deve imaginar isto não é uma coisa muito complicada. Vamos imaginar que tem uma conta Premium que permite quatro visualizações em simultâneo e como só usa um slot partilha o resto com os amigos. Ora esses amigos não estão em sua casa e como tal têm IPs diferentes. Mas esta não é a questão principal. Se um deles estivesse em sua casa a usar uma rede 4G em vez do seu Wi-Fi teria um IP diferente. Agora se foram quatro pessoas ao mesmo tempo, com IPs diferentes e localizações muito diferentes isto já levanta uma red flag. Ou seja, dá uma clara indicação à plataforma que se passa algo. Se isto for recorrente, a simples red flag passa a um placard luminoso com uma seta a apontar para si.

O aumento da partilha de contas em Portugal

Este é um fenómeno em crescimento. De facto, em alguns fóruns, é até possível vermos algumas pessoas a convidarem outras para partilharem contas e dividirem custos. Isto é ilegal. E se inicialmente a Netflix disse que não ia perseguir quem o fizesse, agora as coisas mudaram.

A partilha tem alguns riscos…

Mesmo que não o faça por motivos financeiros, caso partilhe a sua conta Netflix com um amigo, ele pode acabar por partilhá-la com outras pessoas. Dito isto, pode arriscar-se a ficar sem a sua conta, ou a não conseguir ver nada, pelo facto de já estarem várias pessoas a assistir.

Recuperar o controlo da sua conta Netflix caso a tenha estado a partilhar 

A uma certa altura e por ter tido algum problema pode pretender recuperar o controlo da sua conta. Infelizmente, para já, o Netflix ainda não tem autenticação de dois fatores. Assim temos de arranjar outras formas de cobrir o flanco. Ter um número de telefone associado é essencial. No caso de tudo correr mal pode ser uma excelente forma de recuperar a sua conta. No entanto a melhor forma é mesmo alterar frequentemente a sua palavra-passe. Eu sei que é chato mas vale a pena. Assim está mesmo a evitar que a conta caia nas mãos erradas.Netflix partilha conta

Não se esqueça de ter uma password exclusiva da Netflix. Assim não deve ser utilizada noutros sites ou aplicações. Para além disso, deve ter, pelo menos, 8 caracteres. Tenha também em atenção que deverá ser constituída por uma combinação de letras, números e símbolos, e utilizar tanto maiúsculas quanto minúsculas.

Depois deverá voltar ao ecrã de gestão de conta e escolher Terminar Sessão em todos os dispositivos. Assim quem estiver ligado vai deixar de estar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também