Nem as escovas de dentes se safam dos vírus informáticos!

Hoje em dia, o que é que não está conectado à Internet? É mesmo muito raro comprar um qualquer novo utensílio para a nossa casa, e este não ter uma qualquer ligação Bluetooth ou Wi-Fi, de forma a se conseguir ligar à Internet com a ajuda do nosso smartphone, ou de forma independente ao nosso router de casa.

Mas, apesar de algumas funcionalidades interessantes, isto traz alguns riscos.

Nem as escovas de dentes se safam dos vírus informáticos!

oclean

Portanto, parece não fazer qualquer sentido, mas a realidade é que recentemente foram infetadas cerca de 3 milhões de escovas de dentes inteligentes, que posteriormente foram utilizadas num ataque DDoS massivo ao formarem um botnet massivo. Algo que resultou em danos de muitos milhões de euros às empresas atacadas.

Sim, leu bem, simples escovas de dentes resultaram em milhões em danos, tudo devido a um ataque informático feito pelas próprias.

Como é que isto acontece?

Bem, a conectividade que basicamente serve para o utilizador ter relatórios, ou escolher a melhor forma de escovagem pelo smartphone, foi aproveitada devido a uma vulnerabilidade no sistema operativo baseado em Java. Infelizmente ainda não fazemos ideia de que marcas foram e deverão continuar a ser afetadas pela vulnerabilidade.

A questão aqui é, qualquer aparelho ligado à Internet pode ser um potencial alvo para… Bem… Tudo. Entretanto, como deve imaginar, a equipa responsável pelo Sistema Operativo que dá vida a uma escova de dentes não está muito preocupada com vírus, ou vulnerabilidades. Mas se calhar devia estar!

Em suma, está com medo de vírus informáticos? Use uma escova à antiga!

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É um sinal dos tempos? Ficou preocupado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também