Nearby Share no Android já bate aos pontos o AirDrop da Apple

O Nearby Share é uma alternativa válida ao AirDrop para Android, tornando incrivelmente fácil a partilha de ficheiros entre dispositivos Android. A Google transformou-o numa ferramenta ainda mais funcional ao adicionar suporte oficial para PCs Windows para transferências rápidas entre o telemóvel e o portátil. Mas ainda são necessários alguns toques para iniciar o processo de transferência, mesmo que ambos os dispositivos estejam ligados à mesma conta Google. Parece que a Google está a tornar o processo de transferência um pouco mais simples. Isto com novos atalhos de acesso rápido para os alvos de Partilha nas proximidades.

Nearby Share no Android já bate aos pontos o AirDrop da Apple

Mishaal Rahman, especialista em assuntos Android, descobriu recentemente que, para além do conjunto habitual de opções, este sistema inclui agora algumas entradas novas na partilha com dispositivos que estão perto. Quaisquer dispositivos próximos que estejam prontos para aceitar ficheiros aparecem diretamente com alvos de partilha diretos. Assim poupam o utilizador de ir ao menu completo para procurar os dispositivos disponíveis. Isto acaba por ser ainda melhor que o AirDrop, que requer que selecione uma opção antes de poder ver quaisquer dispositivos Apple à sua volta.

A Google ainda não lançou amplamente esta funcionalidade, embora esteja a chegar a mais pessoas, uma vez que alguns utilizadores confirmaram que viram dispositivos próximos de forma automática.

O Nearby Share começou como uma forma simples de partilhar coisas entre dispositivos Android. Mas transformou-se numa ferramenta multiplataforma muito mais capaz, que funciona em Chromebooks e PCs com Windows. Entretanto, existe uma solução alternativa para obter o Nearby Share em Macs. Isto usando uma app de código aberto, o que é uma boa notícia para aqueles que usam um smartphone Android com um computador Apple. A Google até adicionou a capacidade de enviar pastas inteiras através da Nearby Share utilizando a aplicação Ficheiros do Google para tornar a partilha de vários ficheiros menos complicada.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também