Sabe como é que a AMD ‘explodiu’ no mundo dos processadores? Foi através de uma grande aposta no design ‘chiplet’ em conjunto com o aproveitamento do processo de produção de 7nm da TSMC.
Desta forma, foi mais fácil aumentar o número de núcleos, sem ter de passar pelas dificuldades que a Intel teve (e ainda tem) de ultrapassar.
Pois bem, pelos vistos, a próxima jogada da AMD passa por levar a mesma filosofia para o mundo das placas gráficas! Aliás, ao que tudo indica, a jogada vai começar já em 2021, visto que o GPU Navi 31, que deverá dar vida às Radeon RX 7000, parece ser baseado neste tipo de design inovador.
Navi 31 – AMD já está a preparar a nova geração de placas gráficas!
Portanto, depois de as Radeon RX 6000 serem as primeiras placas gráficas a bater o pé à NVIDIA em quase 10 anos. Tudo indica que a AMD quer apostar tudo o que tem para encostar a rival à parede em 2021.
Uma jogada que é muito similar à utilizada contra a Intel no mundo dos processadores, visto que os Ryzen 1000 e 2000 foram os primeiros CPUs realmente competitivos em quase uma década. E depois tivemos os Ryzen 3000 e 5000 a partir a loiça toda! Processadores que claro está, contavam com este inovador design ‘chiplet’.
Em suma, para se manter competitiva, a AMD precisa de apostar na inovação e desenvolvimento. Como tal, os trabalho já começaram para meter a arquitetura RDNA 3 no mapa. Dito isto, parece que o design vai contar com duas ‘dies’, cada uma delas com 80 unidades de computação (CU). (O dobro daquilo que podemos encontrar no GPU Navi 21)
Desta forma, a nova placa gráfica topo de gama irá contar 10240 núcleos de processamento, que claro está, em conjunto com as melhorias arquiteturais, e esperada melhoria no processo de produção, vamos ter uma placa gráfica muito capaz de meter a NVIDIA em bicos dos pés para acompanhar.
Agora resta saber se estas placas chegam ainda em 2021, ou apenas no início de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!