Muitas são as pessoas que hoje em dia utilizam as janelas de navegação anónimas para pesquisar todo o tipo de coisas na Web. Seja para ver coisas em sites que só o utilizador em questão pode saber, ou até mesmo para conseguir comprar itens a preços mais baixos. (Tendo em conta que os seus dados de navegação não estão armazenados no browser, e as suas pesquisas nos sites de venda não são personalizadas.)
No entanto, o grande problema no meio de tudo isto é que existem pessoas que acham que as janelas de navegação anónimas tornam a sua experiência na Web muito mais segura, o que de facto é uma grande mentira. Afinal de contas, apesar de parecer que está sob um manto de invisibilidade quando navega num separador anónimo, isso é apenas um parecer e na realidade o seu dispositivo poderá ser facilmente monitorizado e detetado.
Costuma abrir janelas de navegação anónimas no Chrome? Tenha cuidado!
Portanto, para o caso de não saber como tudo isto funciona, temos a informar-lhe que as janelas de navegação anónimas servem apenas para evitar o armazenamento de dados de login, histórico de navegação e cookies no browser. Isto claro está, se estivermos a falar de plataformas como o Chrome, Firefox, Opera, etc.
Assim, cada vez que o utilizador abre um separador anónimo, é como se estivesse a navegar por lá pela primeira vez. O que embora não proteja a sua privacidade a 100%, acaba por ter as suas grandes vantagens.
Contudo, a proteção dada pelo anonimato é apenas localmente, onde ninguém consegue aceder ao que pesquisou através do seu dispositivo. Mas isso não quer dizer que não tenha sido monitorizado enquanto navegava pela Web, que não possa apanhar vírus da mesma maneira e que o seus dados pessoais não possam ser roubados durante todo este processo. Portanto, se por acaso acha que está 100% seguro a navegar por um separador anónimo no Chrome. Tenha muito cuidado, porque a Google continua a saber o que cada utilizador está a fazer ou a pesquisar.
Em suma, se a intenção é de facto conseguir uma navegação 100% anónima e segura. O melhor mesmo será tentar encontrar uma plataforma que realmente permita fazer algo do género, e não usar o Chrome como costuma fazer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!