A escassez de componentes eletrónicos tem sido um problema ao longo de todo o ano. Isto tem provocado um aumento no preço dos dispositivos. Aumento e falta de equipamentos nas prateleiras. De facto, mais ou menos, todos eles estão a ser afetados. As placas gráficas são os componentes que levaram o maior impacto, juntamente com as consolas XBOX Series X e PlayStation 5. Entretanto este impacto está também a fazer sentir-se no mundo dos smartphones. De facto, alguns fabricantes até voltaram a agendar os lançamentos para que nada falhasse. Sobretudo os que pretendem integrar chipsets da Qualcomm. Seja como for numa altura em que os preços pareciam estar a estabilizar, tudo pode voltar a disparar nos últimos meses levando a um Natal negro para quem quer comprar hardware e outros dispositivos eletrónicos.
Atenção! Não espere pelo Natal para comprar dispositivos!
A conhecida empresa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) revelou aos seus clientes subidas significativas de preços na produção de chips. De acordo com o site DigiTimes e segundo o Tom’s Hardware que cita várias fontes entre fabricantes de chips, a TSMC deverá aumentar os preços para o fabrico através da tecnologia de 7nm em 10%. Entretanto os aumentos com outras tecnologias podem chegar até aos 20%, sobretudo para os equipamentos que chegam em Dezembro.
O que está a causar o aumento de preços?
É que a procura por chips continua alta e ainda não foi resolvido o problema da existência de pouca oferta. Mas há mais questões.
Durante esta enorme procura e devido à existência de pouca oferta foi preciso levar a produção ao máximo. Ora isto teve impacto na qualidade. Menos tempo para manutenção, o que aumenta os riscos de imperfeições e aumenta o desgaste das máquinas. Assim é necessário aumentar os preços para cobrir os riscos de eventuais problemas, o que poderá levar à necessidade voltar a produzir determinados componentes.
O impacto no Natal
Ora se os preços vão aumentar sobretudo até Dezembro então não é de estranhar que este Natal tenhamos os dispositivos eletrónicos com os preços mais altos de sempre.