Nesta altura do ano temos a sorte de várias empresas nos oferecerem jogos e até aplicações ao ritmo de uma por dia. É uma espécie de calendário do advento que deixa os nossos smartphones bem mais cheios. O problema é que sobretudo nos últimos dois dias registou-se uma tendência de ofertas falsas e isto pode representar um grande perigo. Nesta altura do ano em que as coisas boas andam no ar temos mais tendência a cair em esquemas. Afinal de contas uma prenda é sempre uma prenda. A questão é que em muitos casos é um presente envenenado. Assim neste Natal vamos olhar para o maior perigo para o seu smartphone Android.
Natal: este é o maior perigo para o seu smartphone Android!
Existem duas formas de conseguirem deitar a mão ao nosso dinheiro ou aos nossos dados este Natal. A única coisa que têm em comum é que todas as formas acabam por requerer o nosso consentimento.
Uma é através de apps infetadas que se instalam no smartphone. Outra através de aplicações que até são úteis mas que depois nos tiram muito dinheiro ao longo dos meses ou semanas.
As aplicações falsas
Uma aplicação falsa para Android é um programa desenvolvido para parecer legítimo, mas na verdade é malware. Geralmente estão disponíveis em lojas ou websites não oficiais, mas também podem ser encontrados na Google Play Store como referi acima. Normalmente têm nomes muito atrativos para que pareçam bastante úteis.
No entanto, quando instalamos qualquer uma dessas aplicações e tentamos utilizá-la rapidamente percebemos que não faz nada. Ou em alguns casos até faz alguma coisa ao mesmo tempo que em segundo plano vai roubando os nossos dados.
Entretanto estas apps destacam-se por pedirem permissões muito superiores aquilo de que realmente necessitam. Por exemplo, se instalarmos a app de uma lanterna é estranho que ela peça acesso à nossa lista de contatos, armazenamento do dispositivo ou até mensagens de texto. O mesmo se passa com a localização. Ou seja, uma simples instalação pode criar-nos muitos problemas.
As apps que cobram subscrições muito altas também são um perigo para o seu smartphone Android este Natal
Quando falamos de ameaças lembramo-nos logo de vírus ou outras coisas parecidas. No entanto, existe uma categoria de aplicações chamada fleeceware e que representa um perigo legal que está presente na Play Store. São cada vez mais os relatos de utilizadores que estão a ficar com valores debitados e que inicialmente nem se sabe bem porquê. Tudo começa de uma forma muito simples. Instalamos uma app que até é grátis mas no entanto tem uma subscrição escondida que começamos a pagar, ou semanalmente ou todos os meses. Mas o pior de tudo é que em muitos casos não basta removermos a app para nos livrarmos do problema.
Estas apps representam um grande problema uma vez que as pessoas inicialmente nem se apercebem bem dos custos que vão ter. Descobrem uma app com imenso potencial na Play Store e que resolve o problema com que se estão a deparar. Não pensam duas vezes e instalam, até porque o teste é gratuito. O problema vem depois. Cobranças mensais ou até mesmo semanais e bem caras! Não estamos a falar de 20 cêntimos. Aliás há pessoas que chegam a pagar 20 e 30 Euros por semana.
Seja como for nada disto é ilegal. Eles avisam que há pagamentos. Até porque para a cobrança ser feita, o utilizador tem de dar o ok.
Como evitar que isto aconteça
No caso das apps falsas existem algumas coisas a que temos de dar atenção.
A app tem más críticas
Ao procurar uma aplicação na Google Play Store, preste atenção às avaliações e classificações. Se uma aplicação tiver na sua maioria críticas negativas ou uma classificação baixa, é possivelmente uma aplicação falsa. Claro que haverá sempre algumas pessoas que não gostam de uma determinada aplicação, mas se a maioria das avaliações são negativas, é melhor ficar longe dela.
A app tem um ícone genérico
Outra coisa a procurar é o ícone da aplicação. Uma aplicação falsa terá frequentemente um ícone genérico ou não profissional. Se o ícone parece ter sido feito à pressa ou não se encaixar com o resto da app, provavelmente não é uma aplicação legítima.
A app tem erros ortográficos ou gramaticais
Ao olhar para a descrição de uma aplicação, preste atenção ao idioma utilizado. Se houver muitos erros ortográficos ou gramaticais, é provável que a aplicação seja falsa. Isto porque as aplicações legítimas são muitas vezes feitas por programadores profissionais e outros que tomam cuidado para rever as descrições.
Verifique o nome do programador
Se não tem a certeza sobre uma aplicação, uma das melhores coisas que pode fazer é procurar o nome do programador. Uma pesquisa rápida no Google deve revelar se ele tem uma boa reputação ou não. Se não houver resultados ou os resultados forem na sua maioria negativos, é melhor evitar a aplicação.
Veja as permissões
Quando instalar uma aplicação, ser-lhe-á pedido que conceda permissão para aceder a diferentes partes do seu smartphone. Antes de o fazer, olhe para as permissões que a app está a pedir e tenha cuidado com qualquer app que peça mais permissões do que necessita. Uma simples aplicação de calculadora a pedir permissão para aceder à sua câmara é obviamente suspeita.
Utilize o senso comum
Finalmente, usar o seu senso comum ao descarregar aplicações é sempre importante. Se uma aplicação soa muito boa para ser verdade, provavelmente é. Se alguma vez tiver dúvidas, o melhor é errar por precaução e evitar completamente a aplicação.
Já no caso das apps com subscrições altas temos também de ter atenção a alguns elementos.
A forma mais simples é ler os comentários antes de instalar qualquer aplicação. Assim as críticas ajudam a perceber se há algo de errado. É que caso contrário é muito difícil conseguirmos descobrir se vamos cair nalguma situação mais complicada.
No entanto as questões dos comentários também podem induzir os utilizadores em erro.
Muitas aplicações de fleeceware “alteram” as suas classificações e downloads com bot farms e outras técnicas obscuras. Assim o melhor mesmo talvez seja Googlar e utilizar o Reddit para se certificar de que não está a ser enganado e considere usar uma aplicação de segurança. É que estas apps classificam as apps em diversas categorias e até alertam quando alguma é fleeceware.
Sou avisado se tiver alguma subscrição em curso?
A Google tem um sistema de notificações que avisa as pessoas quando têm uma subscrição ativa. Já a Apple envia uma mensagem a perguntar à pessoa se quer manter a subscrição.
Entretanto este é um perigo real e tem de ter muito cuidado. Assim mais fácil é entrar. Sair é muito mais difícil e nos tempos em que estamos não pode mesmo deitar dinheiro à rua.
O que tem mesmo de saber
Embora consigam entrar mais facilmente na Google Play Store, estas apps também estão presentes na App Store. Ou seja, tanto quem tem um smartphone Android como um iPhone está em risco.
- Muito cuidado com os pedidos para entrar numa subscrição
- Googlar sempre acerca de uma determinada app que pareça estranha
- Dar especial atenção aquelas aplicações grátis mas muito publicitadas nas redes sociais. Não há almoços grátis.
- Atenção que remover a app nem sempre acaba com a subscrição
De facto este é o maior perigo que ameaça o seu smartphone Android neste natal.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!