Nova moda pode acabar com várias músicas no mundo

O mundo está cada vez mais estranho. Tudo porque parecem estar a suceder a um ritmo vertiginoso vários acontecimentos que não julgávamos ser possíveis. Exemplo disso é um casal sueco que está a fazer tudo para que o mundo deixe de ouvir uma música. Neste caso trata-se de Last Christmas dos Wham! mas poderia ser outra qualquer. Tudo só por não gostarem do tema. Embora isto pareça uma coisa pouco provável de acontecer, na realidade é possível. Ainda assim para o conseguirem terão de pagar 20 milhões. Juntar tal quantia não é fácil para a maioria das pessoas. Este casal até está a receber doações e só juntou cerca de 56 mil. No entanto há quem o possa pagar. Agora a grande questão que se coloca é: e se isto vira moda e outros clássicos cheguem ao fim? Faz sentido privar o mundo de algumas coisas por capricho? De facto esta nova moda pode acabar com várias músicas no mundo.

Nova moda pode acabar com várias músicas no mundo

Isto é algo que parece impensável para muitos. No entanto a grande questão é que é realmente possível alguém acabar com determinadas músicas. Para isso só tem de comprar os direitos do original e obrigar a que o tema seja retirado de todas as plataformas de streaming e também da reprodução em rádio.

É verdade que custa muito adquirir os direitos das mais variadas músicas. No caso do tema dos Wham! são necessários 20 milhões. Ainda assim basta alguém ter muito dinheiro na conta para fazer com que o mundo nunca mais ouça uma música.

Ou seja por uma questão de capricho o mundo pode ficar privado de conhecer determinados temas.

Spotify Lite

Mas que efeitos isto pode ter na cultura? E se depois das músicas se seguem filmes e outras produções culturais? Dá que pensar e sobretudo pode existir necessidade de legislar certas coisas pelo menos para evitar que isto aconteça.

Uma canção que até não tem nada a ver com o Natal

Ao contrário do que se possa pensar a música que está no centro desta polémica tem muito pouco a ver com o Natal! É principalmente sobre uma relação fracassada e ter de dar de cara com essas pessoas ano após ano.

Só a frase ‘Último Natal’ – quando a relação chega ao fim – refere-se, na verdade, à época festiva.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também