Quando pensamos num drone, normalmente imaginamos um pequeno dispositivo com quatro hélices e uma câmara a acompanhar.
De facto é essa forma que a maioria dos drones que estão disponíveis no mercado têm.
No entanto a equipa do JSK Lab, da Universidade de Tóquio, desenvolveu um novo drone fascinante que resolveram chamar de Dragon.
Como o site IEEE Spectrum explica, o drone é composto de vários módulos menores, alimentados por hélices e ligados uns aos outros através de articulações articuladas, dando ao drone a capacidade de se transformar em movimento.
Cada um dos módulos pode rodar e dirigir-se em praticamente qualquer direção, o que significa que o drone pode serpentear através das aberturas mais pequenas.
No vídeo acima, podemos ver o done a contorcer-se de tal forma que ele pode deslizar através de uma pequena abertura sem ficar preso ou bater nas barras laterais.
De forma ainda mais impressionante, os criadores afirmam que o drone é capaz de decidir de forma autónoma como mudar de forma com base no que está a volta.
O dispositivo no vídeo é apenas um protótipo, mas as possibilidades de um drone que se pode transformar transformar leva a diversos cenários de utilização.
Fan Shi do JSK Lab descreve o drone como “um avanço no design de hardware que, de uma forma bonita, interessante liga um braço de manipulação à um robô aéreo que possui uma hélice”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!