A AMD confirmou ontem que os novos APUs Ryzen com arquitetura Zen 3 e núcleos integrados Vega estão prestes a chegar ao mercado. Assim, temos aqui uma nova gama de produtos que vai dos 4 aos 8 núcleos, vai até aos 4.6GHz e que conta com um TDP máximo de 65W.
Uma gama de produtos que pode muito bem trazer uma lufada de ar fresco para o mundo dos PCs, visto que nos tempos que correm, comprar uma placa gráfica é mais difícil que levar uma das vacinas contra a COVID-19.
Não tem placa gráfica? A AMD resolveu isso com novos APUs
Portanto, com o nome de código “Cezanne”, a série Ryzen 5000G está dividida em três produtos, Ryzen 5300GE (4C/8T), 5600GE (6C/12T) e finalmente o Ryzen 5700GE (8C/16T).
Infelizmente, a arquitetura gráfica aqui utilizada é exatamente a mesma da geração passada. Contudo, com o aumento de performance que a arquitetura Zen 3 traz para cima da mesa, estes produtos são significativamente mais interessantes. Especialmente num mercado em que comprar uma placa gráfica é uma tarefa bastante árdua.
Dito tudo isto, um dos maiores medos dos utilizadores era que esta gama de produtos fosse exclusiva dos OEMs. Ou seja, das fabricantes de PCs pré-feitos. Pois bem, temos boas notícias!
Sim, os novos APUs vão chegar primeiro às OEMs, mas a AMD também confirmou que irão eventualmente chegar ao mercado tradicional.
Entretanto, segundo a AMD, o Ryzen 7 5700G é 38% mais rápido na criação de conteúdo, 35% mais rápido em produtividade, e também 80% mais rápido na performance de computação, em comparação ao Intel Core i7-10700.
Em termos gráfico, o Ryzen 5700G é 2.17x mais rápido que o Intel Core i7-10700. Muito devido ao seu iGPU significativamente mais poderoso.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!