Como dissemos várias vezes ao longo dos últimos meses, estamos na melhor altura de sempre para comprar armazenamento super rápido SSD, ou melhorar as capacidades de memória RAM dos nossos computadores. Os chips que dão vida as estes componentes estão com preços extremamente baixos, o que se deve à baixa procura que se vive no mundo da tecnologia desde o final da pandemia de COVID-19.
Mas… Estas tendências não duram para sempre. Assim, depois de noticiarmos que os SSDs iriam aumentar de preço no final de 2023 e início de 2024, está na hora de dizer o mesmo da memória RAM.
Não são apenas os SSD. Memória RAM também vai aumentar
Portanto, segundo a TrendForce, os chips DRAM e NAND Flash vão mesmo aumentar de preço de forma significativa já no início do quarto trimestre de 2023. Um aumento que vai primeiramente aparecer no lado da produção, e só depois no lado do consumo.
Por isso, se quer memória RAM ou armazenamento SSD, a altura do Black Friday pode mesmo vir a ser deliciosa para si. Porém, no iníco de 2024 a coisa já deverá mudar um pouco de figura.
Os aumentos esperados andam entre os 3~8% na grande maioria dos produtos.
Porém, enquanto no geral os encarecimento são esperados apenas para o terceiro trimestre, a verdade é que os chips mais avançados e recentes que dão vida à memória DDR5 já começaram a encarecer, e é esperado que a tendência se mantenha assim durante os próximos tempos. Porquê? Porque o mundo dos computadores está finalmente a mostrar sinais de recuperação, e como é óbvio, a coisa começa pelos componentes de nova geração, onde a memória RAM DDR5 se inclui. É também aqui que as fabricantes apostam em novas tecnologias, e em novas velocidades. O que aumenta o preço no lado da produção.
Ainda assim, acredito que a altura do Black Friday e Cyber Monday vão ser muito interessantes para conseguir alguns negócios porreiros. Seja em hardware mais antigo, ou mais novo. Fique atento!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!