Como já dissemos há alguns dias atrás, a tecnologia que dá vida à Inteligência Artificial está a evoluir a um ritmo quase absurdo, o que claro está, é um ritmo que precisa de ser acompanhado pelo lado da defesa ao utilizador.
Ou seja, as fotos geradas, ou editadas por IA, têm de ser identificadas à mesma velocidade de que são criadas. Caso contrário, ninguém vai saber o que é real, ou é uma completa mentira.
A Google está atenta!
Não quer ser enganado pela IA? Atualize o Google Fotos!
Portanto, à medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, as empresas procuram formas de garantir que cumprem a sua responsabilidade de defesa do consumidor, ao estabelecer uma transparência dos conteúdos gerados artificialmente, isto de forma a manter limites éticos.
Dito tudo isto, a Google é uma das empresas que mais aposta no mundo da Inteligência Artificial. Porém, é também um das maiores responsáveis pelo lado da defesa.
Sendo exatamente por isso que a empresa está a tentar garantir que o conteúdo original não se mistura com o conteúdo editado por Inteligência Artificial. Podemos ver isto em quase tudo aquilo que tem a mão da Google! Mas a grande novidade agora está no Google Fotos, que vai receber algumas funcionalidades interessantes, e muito necessárias, com a sua mais recente atualização. Novidades que devem chegar ao mercado já na próxima semana.
Ou seja, qualquer imagem que tenha tido o “toque” da IA, vai receber novos dados nas informações. Vão até contar com um “i” brilhante, para chamar a atenção ao utilizado. De forma mais concreta, fotos geradas ou editadas por IA, vão ser identificadas com um novo campo nas informações.
A parte interessante é que qualquer imagem modificada que siga este padrão de metadados tem identificação IA. Não tem de ser uma imagem criada pelos serviços Google.
Vale ainda a pena salientar que a Google planeia implementar mais transparência quando se trata de edições de IA. Por isso, até se juntou à Coligação para a Proveniência e Autenticidade de Conteúdos (C2PA).
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Já tem dúvidas a olhar para imagens no dia-a-dia, especialmente nas redes sociais? Acha que os utilizadores já estão a exagerar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!