Costuma ver, ou tem o hábito de passar a sua carteira no leitor de bilhete de qualquer estação da rede de Metro? Pois bem, vai ter de o deixar de fazer! É chato? Sim, é um bocado, mas tenha calma que é por uma boa causa! Afinal de contas, o sistema de validação de bilhetes vai finalmente evoluir.
Sim, leu bem! Vai ser uma evolução já há muito necessária, e pedida pelos utentes, que vai finalmente permitir a utilização do smartphone, ou smartwatch, para a validação do seu bilhete ou passe mensal.
Isto também significa que vai finalmente dizer adeus às filas para a compra, ou recarga dos velhos bilhetes ou passes.
Não passe a sua carteira no Metro. Só o cartão!
Se porventura tem estado atento aos novos avisos da rede de Metro Lisboeta, já deve ter visto a imagem em cima. Dito isto, sabe o porquê desta nova regra? Não é para o irritar ou complicar a vida.
É mesmo porque a rede de metro está a evoluir, e para isso, é preciso evitar ‘vícios’ do passado.
O que significa tudo isto?
Pois bem, o Metro de Lisboa está a modernizar os leitores de cartões nos canais de acesso em toda a rede, o que por sua vez vai possibilitar começar a ter cartões nos smartphones, ou até utilizar cartões bancários para pagar a viagem de forma automática e instantânea.
Aliás, em algumas estações, já podemos ver estes novos validadores em funcionamento!
Porquê o não à carteira?
É muito simples! Como vai ser possível utilizar cartões bancários, e por vezes temos mais que um na carteira, a regra serve para evitar conflitos. Ou seja, se quer passar de forma rápida, é uma excelente ideia validar apenas o cartão que realmente quer utilizar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!