O mundo das placas gráficas está novamente virado do avesso, visto que neste momento não existem placas gráficas novas, velhas, usadas, caras, baratas… Em suma, não existem placas gráficas no mercado.
Aliás, até as novas RTX 3060 da NVIDIA que deveriam de chegar ao mercado pouco mais caras que 330€, já estão em algumas lojas de informática Portuguesas a mais de 650€. E mesmo a esse preço, é provável que desapareçam das prateleiras.
Qual é a solução para isto? Pois bem, pelos vistos, é voltar a apostar em hardware antigo mas confiável!
Não há placas gráficas? NVIDIA apostou nas velhas RTX 2060 e GTX 1050 Ti
Portanto, como meter placas gráficas de nova geração no mercado não está fácil, a NVIDIA decidiu “relançar” as velhas RTX 2060 e GTX 1050 Ti para aliviar um pouco todo o stress dos gamers. É algo que já foi confirmado pela própria empresa, e que já se começa a notar em algumas lojas, que claro, aproveitaram para aumentar alguns preços.
Mas eis o que a NVIDIA teve a dizer sobre o assunto:
“Os produtos referenciados nunca estiveram em EOLed (fim de vida). Por isso, dizer que os estamos a “ressuscitar” é uma maneira um pouco errada de falar deste assunto. Estamos apenas a aumentar a produção para ir de encontro à procura do mercado, que neste momento é extremamente alta.”
Curiosamente, apesar de ter sido lançada em 2016, a GTX 1050 Ti é a segunda placa mais popular da Steam, com 7% de quota. Entretanto, a RTX 2060 está na quinta posição com 3.5%.
Voltar a apostar nestas placas significa que é fácil produzir em massa, e com custos muito baixos, visto que os processos de produção aqui utilizados já não são tão populares como antigamente. Além disso, no caso da GTX 1050 Ti, a NVIDIA nem tem de lidar com a falta de chips de memória GDDR6 atual.
Ah… E claro… A GTX 1050 Ti passa completamente ao lado do mundo do mining, visto que é necessário ter uma placa com mais de 4GB de RAM, e a velhinha ‘Ti’ apenas tem 4GB de memória GDDR5.
Rumores mais antigos também referenciavam a ressurreição da RTX 2060 Super. Mas desta placa ainda nada foi dito.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!