Como deve saber, meter as mãos numa placa gráfica RTX 30 não está mesmo nada fácil… Aliás, nesta altura do campeonato, é virtualmente impossível meter as mãos em qualquer placa gráfica, seja ela velha, nova, topo de gama, ou de gama média, a um preço ‘justo’.
Ainda assim, num tempo de alegado ‘GPU Shorgate’, ou seja, de escassez de componentes, a NVIDIA fez dinheiro à sorte! Um dos melhores trimestres de sempre da história da empresa, ao alcançar 5 mil milhões de dólares de receitas (5 biliões).
Não há placas gráficas? NVIDIA fez 5 ‘biliões’ de dólares!
Portanto, no trimestre que terminou no dia 31 de Janeiro de 2021, a NVIDIA foi capaz de fazer 5 mil milhões de dólares em receitas. Curiosamente, apesar de ser cada vez mais complicado encontrar placas gráficas no mercado… A NVIDIA está a planear melhorar estes resultados no próximo trimestre! Chegando aos 5.3 mil milhões de dólares, ou seja, uma melhoria de 2%. Mas como?
Como é que a NVIDIA foi capaz de chegar a estes resultados? Num trimestre em que a falta de placas foi um problema constante
Aparentemente, existem mesmo problemas na produção, nomeadamente na taxa de sucesso da Samsung com o seu processo de 8nm. Ainda assim, a nível de stock propriamente dito, as coisas até parecem mais ou menos normais… O problema está mesmo na distribuição dos componentes, que está severamente limitada devido às limitações impostas pela pandemia de COVID-19.
E claro… Além dos problemas na distribuição, temos também os cada vez mais famosos ‘scalpers’ e ‘miners’, especialmente os segundos, que com o novo ‘boom’ da Bitcoin, voltaram às suas práticas com mais afinco do que nunca.
Entretanto, a NVIDIA parece ter começado uma “guerra” contra o mining, ao limitar a performance das mais recentes RTX 30.
Uma medida que deve ser estendida a toda a gama de produtos da fabricante. Contudo, esta história também está um pouco mal contada, visto que a limitação está em vigor apenas para eth, e claro, existem muitos mais algoritmos para as placas minarem.
Além disso, não é garantido que a solução da NVIDIA se aguente às modificações… Por isso, é ainda incerto dizer que a NVIDIA está mesmo a lutar contra o mining. Especialmente quando vê as suas placas a desaparecerem dos armazéns a uma velocidade nunca antes vista.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!