Atenção! Não abra links a partir das aplicações!

É muito provável que enquanto anda a navegar pelo feed das suas redes sociais favoritas, seja esta o Facebook, o TikTok, ou o Instagram desta vida, apareçam artigos interessantes, ou páginas de produtos que se calhar até estava a pensar comprar. O que se faz nestas alturas? Carrega no link e lá vai ver do que se trata! Isto é um erro!

Erro porquê? Bem, quando abre este tipo de link dentro de uma aplicação, e não a partir do browser (navegador) do seu smartphone, estas apps vão monitorizar tudo o que vai fazer, ler, comentar, ou até comprar. Isto deve ser evitado ao máximo!

Tenha cuidado! Deixe de usar os browsers das aplicações!

S22 Ultra

Isto é algo que todos os utilizadores fazem, e como tal, as empresas responsáveis pelas muitas redes sociais mais famosas do mercado aproveitam em pleno. Por exemplo, sabia que o TikTok é capaz de injetar código Javascript em qualquer site, aberto pelo seu browser interno?  Além da monitorização de tudo o que faz, isto também significa um risco de segurança muito para si, e para a sua informação privada.

Esta é apenas mais uma falha de segurança na famosa rede social TikTok, mas é um assunto que levanta um outro ponto extremamente importante! Vamos por partes.

O que é um browser interno de uma app (In-App Browser)?

Várias apps contam com browsers internos, porque se garante a permanência do utilizador dentro da aplicação, e claro, é possível dar a volta a sistemas de anti-rastreamento, que hoje em dia estão cada vez mais comuns.

Já falámos do TikTok, mas o Instagram e Facebook também são capazes de injetar código JavaScript em todo e qualquer site que abra a partir do seu browser interno, para ter acesso a mais informação sua. Este tipo de app é capaz de saber onde carrega no ecrã, quanto tempo viu o que quer que seja, etc… Tudo para perceber que tipo de anúncios tem uma maior percentagem de lhe chamar a atenção.

Como usar o browser “normal”?

Se abrir um link a partir de uma app, vá imediatamente aos 3 pontinhos, e abra o mesmo exato link a partir do browser do seu telemóvel, seja o Safari no iPhone, ou Google Chrome em um qualquer aparelho Android. Não se esqueça de fechar a página na app.

Em alternativa, pode também deixar de usar as apps, e utilizar apenas as versões web. Mas vamos ser muito honestos… Isso nunca irá acontecer, por isso, é uma sugestão que vai ficar aqui mesmo no fim do artigo.

Em suma, tenha cuidado e proteja-se!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também