“Made in China” é uma frase que pode querer dizer muitas coisas, mas, no geral, significa preços mais baixos. Por isso, depois de um domínio avassalador por parte da LG e Samsung no mundo das TVs, nomeadamente no lado OLED da coisa, eis que o paradigma pode estar prestes a mudar.
Mundo OLED vai ter uma invasão Chinesa!
Portanto, fica cada vez mais a ideia de que a LG e a Samsung precisam de se preparar para aquilo que pode muito bem vir a ser um rolo compressor Chinês.
Isto porque, a tecnologia que chegou ao mercado pela primeira vez em 2004, mas que tem ganho uma popularidade quase absurda nos últimos 5~6 anos, está prestes a baixar, e bem, de preço.
A LG é quem domina o mercado, porque… Foi quem primeiro apostou forte na tecnologia!
A LG especializou-se no desenvolvimento e produção de ecrãs OLED. Por isso, durante muitos anos, apenas a LG foi capaz de produzir e fornecer painéis de grandes dimensões. Aliás, após o abandono da Sony e da Panasonic, se alguém quisesse um ecrã OLED, tinha quase sempre de olhar para a LG.
Um domínio que ainda hoje perdura, apesar de já não na mesma proporção.
A Samsung saiu e depois voltou. Também está forte!
Caso não se lembre, a Samsung também abandonou o desenvolvimento e produção de ecrãs OLED de grandes dimensões, ficando muito mais focada naquilo que lhe dava dinheiro a sério. Ou seja, ecrãs OLED para smartphones, tablets e smartwatches.
Mas, quando o OLED se tornou padrão no mundo das TVs, a Samsung também voltou á carga. Seria sempre inconcebível deixar a LG sozinha neste mercado. Afinal, a Samsung é quem mais vende TVs a uma escala mundial.
Samsung e LG já não estão sozinhas!
Além destas, temos a TCL a querer entrar neste mercado, já temos a BOE a produzir painéis a preços muito mais baixos, e de facto, temos também a JOLED, um consórcio composto pela Sony, Panasonic e Japan Display, que utilizam um processo muito mais eficiente, e por isso vastamente mais barato/rentável (Jato de Tinta).
Mas sabe uma coisa muito interessante? As patentes da JOLED foram compradas pela TCL!
A gigante Chinesa está por isso agora a postos para inundar o mercado com painéis OLED de grande qualidade, e claro, a preços muito competitivos.
Afinal de contas, a TCL tem nas suas mãos a CSOT, um dos maiores complexos de produção à face da terra, que ao que tudo indica, no final de 2024, ficou finalmente pronto para uma invasão mundial no lado do OLED.
O que vai acontecer?
Vamos ver muitas mais TVs OLED no mercado, o que claro está, também significa que os preços devem começar a baixar de forma muito significativa. É muito provável que se transforme muito rapidamente no padrão!