Mundo dos portáteis já começou a tremer e ainda bem!

Mundo dos Portáteis – As fabricantes já andam a usar o IA para vender produto há muitos e longos anos. Aliás, das primeiras vezes que começámos a ouvir falar de IA no mundo mobile, foi em 2018, quando a Huawei apresentou várias funcionalidades nas câmaras dos seus smartphones, que por sua vez eram capazes de identificar ambientes ou sujeitos, de forma a melhorar automaticamente as cores e o foco. Aliás, um dos maiores exemplos disto está no Modo Noite, ainda tão popular em 2024.

Mas, a IA só agora começa a impressionar os consumidores, e na realidade, apenas agora começa a ter um outro tipo de impacto no lado do Computador propriamente dito. Isto é especialmente verdade no lado dos portáteis, graças às muitas apostas de fabricantes de renome, e não só!

Mundo dos portáteis já começou a tremer e ainda bem!

portátil ligado ao carregador

Portanto, se porventura ainda não tinha percebido, o mundo dos portáteis está prestes a explodir com alternativas, e finalmente, com alguma concorrência à mistura. O que deverá dar origem a melhores preços, e máquinas bastante diferentes do habitual.

Afinal de contas, além da AMD e da Intel, vamos ter também a Qualcomm, e ao que tudo indica, dentro de muito em breve, também vamos ver portáteis nas prateleiras com processadores MediaTek.

Tudo isto com muita IA à mistura!

Ou seja, no meio de tudo isto, podemos começar no imediato com a AMD e os seus novos Ryzen AI 300 (Strix Point). Isto sem nunca esquecer a Intel que está prestes a lançar os novos Core Ultra 200V (Lunar Lake). Além de tudo isto, temos ainda processadores Qualcomm Snapdragon X Elite, e também já temos um SoC mais barato Snapdragon X Plus a caminho do mercado.

Para ter noção do potencial, no caso dos processadores Ryzen AI 300 da AMD, já existem testes a apontar para portáteis capazes de jogar o muito recente, e graficamente intenso, Black Myth: Wukong a 30 FPS na resolução 1080p. Isto em máquina extremamente finas e leves!

Podemos ainda salientar que também vão existir máquinas com placas gráficas dedicadas, sejam estas da AMD ou da NVIDIA, para ter o melhor dos dois mundos. Por isso, ter máquinas leves, super compactas, e ultra-finas, a oferecer um nível de performance fora de série, é tudo menos impossível.

Preços competitivos?

(análise) asus vivobook s15: portátil com ia e muita bateria!

Mais escolha, mais concorrência, significa (quase) sempre melhores preços. A chave aqui está na Qualcomm e nos seus novos processadores Snapdragon X.

Afinal, a Qualcomm tem bons produtos, porém, nem tudo é bom.

Caso não saiba, estes processadores são “diferentes”, e como tal, ainda existem problemas no suporte de software devido ao facto de estes novos processadores serem baseados em uma arquitetura ARM em vez de x86. Por isso, se utiliza software muito específico, ou quer jogar a grande maioria dos jogos do mercado, tenha algum cuidado na adoção de um portátil baseado num SoC Qualcomm Snapdragon.

Ainda assim, com um novo grande nome a entrar no mercado, é inegável que vamos ter mais concorrência, e isso é uma notícia incrívelmente positiva para todos nós.

Afinal de contas, o mercado de portáteis tem estado demasiado estagnado, com a grande maioria das fabricantes a lançar máquinas virtualmente iguais, ao serem baseadas no mesmo exato hardware. Agora vai ser possível arranjar combinações completamente diferentes, apontadas a consumidores também eles muito diferentes. Além disso, a estratégia inicial da Qualcomm vai ter de ser baseada em preços mais baixos, devido às limitações que ainda existem no software. Algo que vai obviamente meter alguma pressão em cima da Intel e AMD, ou melhor, nas parceiras destas duas gigantes históricas do mercado de computadores.

Quando vai ser a revolução?

Acredito que a grande “explosão” deve acontecer em Janeiro de 2025, com a CES 2025. Vai ser aqui que vamos ver muitas e boas novidades, por parte de todas as fabricantes que realmente interessam.

Por isso, nesta rápida aproximação ao final do ano de 2024, está na altura de ficar muito atento ao mercado. As coisas vão mudar, e pelos vistos, para melhor.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também