Quando os primeiros serviços de Streaming apareceram, mais concretamente a Netflix, o mundo do consumo de multimédia a partir de casa sofreu uma revolução quase inacreditável. A Netflix dominou o mercado de forma pura e simplesmente incrível! Imagine só… Existiam consumidores dispostos a ligar-se ao serviço através de VPNs, pelo simples facto de a plataforma ainda não existir na sua região.
Bem, a qualidade da Netflix já não é a mesma, e como se isso não fosse suficiente, o seu preço também mudou bastante ao longo dos últimos anos. Ainda assim, é a Netflix que continua ainda dominar o mercado, aliás, esta é a única plataforma de streaming de conteúdo multimédia capaz de crescer e de fazer dinheiro a sério.
Afinal, apesar do surgimento de inúmeras plataformas rivais, a realidade é que a coisa não está a correr bem para quase ninguém. Será o mercado demasiado pequeno para tanta gente?
Mundo do streaming mudou, ficou caro, e só a Netflix se safou!
Portanto, isto acaba por ser um assunto extremamente interessante!
Afinal, depois do incrível sucesso inicial da Netflix, muitas das grandes empresas que num passado recente deram cartas na TV por Cabo com canais premium, tentaram apostar forte e feio no streaming de conteúdo multimédia através da Internet. Sendo exatamente por isso que hoje em dia existem tantas plataformas de streaming no mercado, como é o exemplo da HBO, Prime Video, Disney, Peacock, etc…
Assim, era esperado que o mercado sofresse uma nova revolução, com a Netflix a perder muita da importância que tinha ganho neste novo mundo, ao mesmo tempo que perdia muito do conteúdo licenciado da sua plataforma. Afinal, a Netflix era uma empresa muito recente aos olhos deste mercado emergente, e sem o conteúdo mais tradicional, ficaria a depender apenas dos projetos de produção própria.
Porém, a Netflix continua a dominar, e todas as outras plataformas estão a perder dinheiro… Muito dinheiro!
Quanto dinheiro? Segundo o Financial Times, as grandes rivais da Netflix (Disney, Comcast, Paramount, etc…) estão todas a perder quantidades incríveis de dinheiro em 2023, cerca de 5 mil milhões de dólares. A única plataforma a ser capaz de fazer algum dinheiro é a Warner Bros que recentemente se juntou à Discovery (HBO Max).
Qual é o futuro?
A coisa fica ainda mais interessante! É que além de não conseguirem sucesso no lado do streaming, estas gigantes também estão a perder poder na parte da TV tradicional. Existem menos expetadores, e por isso existem menos interessados em pagar os exorbitantes valores dos anúncios publicitários, especialmente em “Prime Time”.
A situação continua a complicar para o lado de todas estas gigantes, à medida que estas continuam a tomar decisões focadas apenas e só no lucro, sem nunca pensar muito em quem interessa… O consumidor.
Assim, tivemos o exemplo da Warner Discovery que decidiu não renovar o acordo que tinha com a Sony. O que por sua vez acabou por “roubar” conteúdo que vários donos de uma consola PlayStation tinham comprado.
Temos também o exemplo da Disney! Uma gigante que perdeu cerca de 1.6 mil milhões de dólares em 2023 com a plataforma de streaming Disney+. Aliás, apesar de até ter ganho 8 milhões de subscritores… Vê-se obrigada a despedir milhares de empregados para conseguir ver uma luz ao fundo do túnel.
Será que não existe espaço para tanta plataforma no mundo do streaming? Ainda vamos ver a Netflix a recuperar todo o conteúdo que perdeu nos últimos anos? Isto à medida que as velhas gigantes da TV tradicional desistem das suas apostas para voltar a licenciar o seu produto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!