Mundo automóvel vai sofrer com a crise até 2023

Apesar de toda a indústria ainda estar a passar por uma profunda crise de produção, a verdade, é que pelo menos no mundo dos computadores e smartphones, é esperado que as coisas comecem a aliviar na segunda metade do próximo ano.

No entanto, no lado da indústria automóvel, ao que tudo indica, o alívio só vai chegar em 2023! Muito provavelmente a meio do ano. E como é óbvio, vai ser um alívio gradual… Ou seja, muito lento!

Mundo automóvel vai sofrer com a crise até 2023

Portanto, como deve saber, a atual crise de semicondutores teve um impacto severo em várias indústrias, mas a automóvel… Foi inegavelmente uma das que mais sofreu! Afinal de contas, segundo a firma de consultoria AlixPartners, este mundo vai perder cerca de 210 mil milhões de dólares só em 2021! O dobro do que tinha sido previsto em Maio.

Além disto, segundo um novo estudo de mercado da IHS Markit, os problemas de stock de componentes, e consequente aumento de preços, vão continuar até pelo menos meio de 2023. Apenas nesta altura, iremos começar a ver uma recuperação, muito provavelmente lenta. (Tudo porque a produção baixou consideravelmente, bem como a quantidade de componentes encomendados. Vai demorar algum tempo a aumentar o ritmo de produção.)

Curiosamente, o estudo de mercado indica que a produção de chips vai mesmo estabilizar na segunda metade do ano de 2022. No entanto, devido à forma como a indústria automóvel funciona, o impacto negativo da atual crise irá ser sentido durante quase mais 12 meses.

Em suma, se por acaso está no mercado à procura de um carro novo… É boa ideia despachar-se, ou então, adiar a compra para 2024. É que até 2023, a coisa vai apenas e só piorar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está à procura de um novo carro? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também