Como já deve ter reparado, visto que já é algo que acontece há alguns anos, quando insere o seu cartão multibanco num terminal de pagamento, aparecem sempre duas opções.
- VISA Electron / Mastercard
- Multibanco
É tudo igual ao litro, ou há diferença nesta pequena escolha?
Multibanco: Que opção escolhe a pagar? Há diferenças!
Portanto, para si, a diferença é inexistente, vai pagar exatamente o mesmo. Ou seja, escolhendo uma outra, a única coisa que muda é a rede que processa a transação. Porém, para o comerciante pode realmente existir uma diferença nas taxas que paga, e claro, a quem as paga.
De forma muito concreta, ao escolher a opção Multibanco, está a optar pela rede nacional, que claro, paga imposto em Portugal. Esta rede também costuma oferecer contratos mais atrativos às superfícies comerciais Portuguesas. Por isso, normalmente, ao optar pelo Multibanco, a loja até agradece.
No caso da opção VISA ou Mastercard, vai ser a gigante Norte-Americana a processar a transação, o que deverá resultar num pagamento de taxas um pouco maiores para o comerciante. Além disso, é uma empresa que não paga impostos em Portugal, ou pelo menos não tem o mesmo impacto que a SIBS. (A SIBS é a entidade responsável pela rede Multibanco e MBWay.)
Em suma, a opção não tem nada a ver com crédito ou débito, ou sequer se paga mais ou menos. A escolha é da rede por onde quer fazer o pagamento. Multibanco é nacional, VISA ou Mastercard é internacional. (Se usar MBWay, a rede automaticamente utilizada é a Multibanco (SIBS)).
Entretanto, se quisermos ser um bocadinho mais complexos, a escolha pela opção VISA ou Mastercard pode dar mais proteção ao comprador, onde podemos incluir o ‘extra’ chargeback. Além disso, vale também a pena falar dos cartões mistos, como é o caso do Bankinter. Nestes casos, se o pagamento for processado pela rede Multibanco, o dinheiro sai a débito, se for VISA, o dinheiro sai a crédito. (Mas paga o mesmo!)
Antes de mais nada, qual é a opção que escolhe sempre? Sabia existirem diferenças? Partilhe connosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!