A revolução elétrica está aí, sendo exatamente por isso que cada vez mais se vê carros elétricos (ou eletrificados) a circular nas nossas estradas. No entanto, como deve imaginar, nem todos os condutores Portugueses têm a infraestrutura necessária, ou possibilidade de a montar, de forma a carregar o seu carro elétrico no dia-a-dia dentro da sua casa.
Afinal de contas, caso ainda não tenha dado conta, ter um carro elétrico ou híbrido plug-in significa, 99% das vezes, ter a capacidade de carregar em casa ou no emprego. Caso contrário, se não conseguir carregar nestes moldes, e tiver de contar com os postos públicos, pode até ficar mais caro carregar o seu novo carro elétrico, do que meter gasolina ou gasóleo num carro tradicional a combustão.
A situação!
Pois bem, em 2021, decidi que seria uma boa ideia trocar de carro, e por isso comprei um VW Golf GTE PHEV. Um automóvel híbrido plug-in que tem uma bateria de 12kWh capaz de oferecer cerca de 40~50 quilómetros de autonomia 100% elétrica.
Desta forma, mesmo nos percursos mais longos, é uma especificidade que me permite fazer uma gestão engraçada, e responsável, da bateria e gasto de combustível.
Mas tenho um problema…
Como muitos jovens nos dias que correm, não vivo sozinho, e como tal, muitas vezes tenho de meter o meu automóvel em cima do passeio, para conseguir passar o cabo do carregador por baixo do portão, e assim conseguir encher a bateria deste Golf elétrico.
Algo que durante 3 anos nunca foi um problema. Mas… Hoje fui multado!
Fui multado por carregar o meu carro elétrico à porta de casa
Portanto, aqui é preciso salientar que tenho este VW Golf GTE desde 2021, e como deve imaginar, carrego-o quase todos os dias no mesmo exato sítio. À porta da minha casa, à frente do portão do jardim.
Sim, tenho de meter o carro em cima do passeio, e isso é obviamente contra as regras, sendo exatamente por isso que não posso contestar a multa.
Porém, posso contestar o bom senso da mesma.
De facto, alguns meses após a compra deste Golf híbrido, e com o mesmo a carregar na minha rua, neste mesmo exato sítio, um GNR tocou-me à campainha e perguntou o porquê do carro estar ali… Tão obviamente em cima do passeio.
Eu expliquei, e disse que era a única forma que tinha de o carregar. Apenas precisava de 2 horas por dia, e que prontamente o retirava e estacionava como um qualquer outro carro normal.
O agente percebeu, e até hoje, nunca mais tive quaisquer problemas. Até porque, temos outro passeio no outro lado da rua, e como tal, ninguém é obrigado a ir para o meio da estrada por causa do meu carro.
Um “fechar os olhos” que acaba por fazer algum sentido, se o objetivo passa por existir uma adoção em massa de carros elétricos. Um fechar os olhos, que pelos vistos terminou para os meus lados.
Assim, se a forma de ver as coisas mudou, e por alguma razão isto começar a ser algo de muito comum. A única realidade que consigo ver no meio de tudo isto é que vou ter de vender o carro para comprar um outro qualquer a gasolina. Afinal para pagar multas de 30€ todos os dias, onde na verdade, dos 30€ totais, 21€ vão para a câmara municipal e apenas 9€ para a GNR… Mais vale comprar um carro de alta cilindrada, e gastar isso em combustível.
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