Já descobriu o que mudou no Google Fotos na Web?

Primeiro chegou aos smartphones Android. Depois foi a vez dos iPhones terem direito à novidade. Agora o Google Fotos na Web acaba de receber as novidades. Não alteram o funcionamento da plataforma mas tornam as coisas mais simples. Vamos então olhar para o que mudou no Google Fotos na Web.

O que mudou no Google Fotos na Web

Em primeiro lugar a opção explorar desapareceu do lado esquerdo. Para além disso a opção de partilhar foi substituída por coleções. Na prática é um feed de atividades que tem o mesmo design que no telemóvel, quando foi introduzido no início de novembro. Verá atualizações de álbuns e conversas partilhadas, partilha de parceiros, memórias e armazenamento.

já descobriu o que mudou no google fotos na web?

Entretanto, a secção “Biblioteca” chama-se agora “Colecções”. Os Favoritos já não estão em primeiro lugar, com os menus pendentes para Álbuns e Documentos a subirem. Entretanto, tem agora acesso rápido a: Pessoas e animais de estimação, Locais, Vídeos e Adicionados recentemente. Isto corresponde aproximadamente à vista em grelha introduzida no Google Fotos para Android e iOS.

Depois tem o Arquivo, Pasta Privada e Lixo completarem o menu. No geral, é uma interface de utilizador mais cheia, mas fornece um acesso mais direto a várias secções. Há definitivamente espaço suficiente para ela no ambiente de trabalho.

Por falarmos acima na Partilha há algo que é importante destacar

A Google fez uma alteração à sua funcionalidade de Partilha com parceiros no Google Fotos, deixando a aplicação de partilhar imagens provenientes de “outras aplicações”.

Lançada originalmente em 2017, a Partilha com parceiros é uma forma de partilha no Google Fotos em que pode partilhar a sua biblioteca de fotografias automaticamente com outro utilizador. Pode partilhar todas as fotografias, fotografias de pessoas específicas ou partilha com base no tempo após uma data específica. É uma funcionalidade útil, mas está a sofrer uma alteração neste momento.

A Google atualizou discretamente esta funcionalidade para deixar de partilhar fotografias provenientes de “outras aplicações” no seu dispositivo. Isto inclui fotos que se descarregam como capturas de ecrã ou outras que chegam através de aplicações como o WhatsApp. Os utilizadores começaram a notar a mudança nas últimas duas semanas.

imagem editada

Entretanto numa página de suporte, a Google confirmou a mudança com uma atualização que foi feita no último mês, conforme detectado pelo site TechIssuesToday.

Para já não parece haver uma opção para alterar isto

Assim os utilizadores notam que o Fotos se recusa a partilhar fotografias como capturas de ecrã. Isto a menos que se editem primeiro. Isto implica que se estão a utilizar alguns metadados para determinar a origem da imagem. No entanto não é claro neste momento, como é que o Fotos decide o que não será partilhado e qual a razão da Google para esta alteração.

É de salientar que a Google adicionou recentemente uma página de “Actualizações” à aplicação Fotos, que inclui actualizações sobre a Partilha com parceiros. Seja como for esta alteração não deixa de ser estranha. Sobretudo porque há várias pessoas que a utilizam. Seja como for há de haver uma razão secreta no centro de tudo isto e que virá ao de cima dentro de algumas semanas. Até lá já sabe que editar uma foto permite depois partilhá-la.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também