A Microsoft vai deixar de oferecer suporte ao Windows 10 a 14 de outubro de 2025. Isto significa que o sistema operativo deixará de receber atualizações, mesmo para segurança. O Windows 11 tem requisitos de hardware rigorosos, pelo que poderá não conseguir atualizar para ele. Mas o que fazer se não pode mudar para o Windows 11 em 2025?
Atualizar o hardware ou comprar um computador novo
Se o seu computador não cumprir os requisitos de hardware do Windows 11, pode utilizar a ferramenta Verificação de Estado do PC da Microsoft para determinar quais as peças que necessitam de atualização.
Para a utilizar, abra o menu Iniciar, procure a Verificação de estado do PC e selecione-a nos resultados. Quando abrir, clique em “Verificar agora”.
Se tiver de mudar de motherboard e processador será mais complicado e caro. No entanto, a atualização não tem de ser dispendiosa. Se forem actualizações de memória e SSD tornam-se relativamente acessíveis.
Pagar pelo suporte alargado
Se quiser ficar com o Windows 10 por mais algum tempo, o programa Extended Security Update (ESU) da Microsoft oferece uma salvação. É uma forma de manter o Windows 10 seguro – por um preço. Para utilizadores domésticos, pode pagar cerca de 30 Euros por atualizações de segurança até 2026.
Normalmente, estes updates fornecem patches críticos para vulnerabilidades, garantindo que o seu computador permanece seguro contra ameaças emergentes, mesmo após o fim do suporte geral.
Esta opção poderá fazer sentido se não puder atualizar para o Windows 11, mas continuar a depender do seu PC para tarefas sensíveis.
Forçar a atualização
Tecnicamente, é possível instalar o Windows 11 num computador sem suporte. No entanto, isso é arriscado e a Microsoft não o recomenda. Não existe uma rede de segurança se algo se avariar. As atualizações sem suporte podem levar a bugs, falhas e falta de atualizações críticas – faça isso por sua própria conta e risco.
Mudar para Linux
Entretanto se acha que agora é uma boa altura para cortar os laços com o Windows, o Linux oferece uma mudança interessante. Longe vão os dias das interfaces de linha de comando. Distribuições como o Ubuntu e o Linux Mint oferecem interfaces fáceis de utilizar.
Reutilize o seu PC para outras coisas
Se ainda não está pronto para desistir do Windows, porque não reutilizar a sua máquina? Existem várias formas criativas de reutilizar o seu dispositivo.
Uma opção é configurar um home theater com o Kodi. O Kodi é um centro multimédia gratuito e poderoso que pode converter o seu dispositivo antigo numa configuração de cinema em casa. Pode melhorar os vídeos de definição padrão para 1080p e pode transmitir todos os seus filmes, programas e música favoritos a partir de um centro. Também tem capacidade para transmissão e gravação em direto, visualização de apresentações de diapositivos de imagens e pode transmitir conteúdo entre dispositivos na mesma rede.
Ignore o prazo (por sua conta e risco)
Entretanto o apelo para ficar com o Windows 10 pode ser forte. No entanto, essa abordagem traz riscos significativos. Assim sem actualizações, as defesas do seu sistema contra ciberataques desmoronam-se. O malware e o ransomware exploram sistemas não corrigidos, transformando o seu PC numa bomba-relógio.
Se escolher este caminho, atualize as suas defesas. Utilize medidas de segurança rigorosas, limite a atividade em sites que não conhece e evite utilizar o PC para tarefas sensíveis, como operações bancárias em linha.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!