Há alguns meses falou-se da Microsoft incluir uma opção de ajuste de uso de RAM no browser Edge. Nessa altura, estava disponível um controle deslizante para ajustar o limite de uso de RAM para a aposta da Microsoft. No entanto, agora ele pode mudar para uma lista suspensa. Com todas as novidades que estão a chegar quem mudar para o Microsoft Edge vai poupar muita bateria!
Quem mudar para o Microsoft Edge vai poupar muita bateria!
O novo design de lista suspensa está disponível na última compilação Canary. Em vez da antiga opção “Controlar a quantidade de RAM que o Edge pode utilizar” com o seletor, a nova versão tem uma opção “Gerir a utilização de RAM do Edge”. Entretanto, num PC, de 16 GB onde o site WindowsLatest experimentou esta novidade surgiram cinco predefinições para escolher:
Sem limite – O Edge utilizará toda a memória disponível, se necessário.
Mínimo (8GB) – O Edge irá impor um limite máximo de 8GB, o que é mais do que suficiente.
Moderado (6GB) – O navegador irá contentar-se com 6GB, o que é um tamanho decente.
Agressivo (4GB) – O Edge não utilizará mais de 4GB de RAM.
Mais agressivo (2GB) – Opção altamente agressiva que limitará o uso de RAM a apenas 2GB.
Estes itens do menu suspenso dão uma ideia clara do que se segue se os selecionar. No entanto, a utilização de 2 GB de RAM é apenas uma questão de 10 a 15 separadores (dependendo dos sites). Mesmo 4 GB não é suficiente, dada a quantidade absurda de RAM necessária para utilizar os browsers atualmente.
Ainda assim, ter uma opção de controlo da RAM é definitivamente melhor do que não ter qualquer opção. Achámos que a barra deslizante é melhor do que estas predefinições personalizadas porque pode definir o limite de RAM com mais precisão.
Algumas características interessantes
Pode definir o limitador de RAM para ser executado apenas enquanto joga ou a toda a hora se tiver um PC low-end. Para além do limitador de RAM, a Microsoft quer sincronizar o Edge com o Economizador de Energia integrado.
Isto vai poupar bateria!
Entretanto pode utilizar o modo Eficiência e outras funcionalidades para evitar que o Edge consuma a bateria do seu computador portátil. O Windows Latest detectou três novas adições de recursos em uma compilação Canary lançada recentemente que contribuem para estender a vida útil da bateria.
O Windows 11 entra automaticamente no modo de poupança de energia quando os níveis da bateria descem abaixo dos 20%. Estas funcionalidades irão pedir-lhe para ativar a Poupança de Energia no seu PC enquanto utiliza o Edge com bateria.
Se a função estivar ativa, o Edge será sincronizado e minimizará o uso de recursos reduzindo as animações, os efeitos e muito mais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!