Mudar para a marcha-atrás durante a condução faz isto!

As consequências de mudar para a marcha-atrás durante a condução dependem do facto de o veículo ter uma caixa de velocidades automática ou manual. Assim pode não fazer nada de especial ou fazer muitas coisas levando a gatos desnecessários.

Se tiver um automóvel mais recente com uma transmissão automática, colocar a alavanca de velocidades em marcha-atrás (R) enquanto conduz não fará mais do que ligar a câmara de marcha-atrás e desengatar a caixa de velocidades do motor. Isto como se estivesse em N ou em ponto morto. E como a transmissão está a agir como se estivesse em ponto morto, carregar no pedal do acelerador ou acelerar o motor não afectará o movimento para a frente.

Se espera que a caixa de velocidades se parta ao passar com força da condução (D) para a marcha-atrás (R), o inibidor de marcha-atrás impede que isso aconteça. Os fabricantes de automóveis sabem que as pessoas podem fazer algumas coisas parvas com os seus carros. Assim pensaram no futuro. Como tal instalaram uma funcionalidade que impede a caixa de velocidades de passar para a marcha-atrás. Isto quando o carro está a andar para a frente.

O que acontece é que a passagem de D para R em movimento desengata a caixa de velocidades. Isto até o veículo abrandar e ficar em marcha lenta antes de ligar a marcha-atrás. É precisamente a razão pela qual os fabricantes de automóveis recomendam que se passe para a condução ou para a marcha-atrás apenas quando o veículo está parado ou quando as rodas não estão em movimento. Mas para os veículos sem inibidores de marcha-atrás, engrenar a marcha-atrás durante a condução irá muito provavelmente fazer parar o motor.

mudanças, manuais

O que acontece se mudar para a marcha-atrás enquanto conduz um carro manual?

A história é tipicamente semelhante num carro equipado com caixa manual. As caixas de velocidades manuais têm bloqueios no mecanismo de mudança que impedem que a alavanca entre na marcha-atrás quando se desloca para a frente. Isto significa que vai precisar de algum músculo para engatar a marcha-atrás. E quando engata, não faz mais nada senão bloquear as rodas motrizes (quando se desloca a velocidades mais elevadas) e colocar uma tensão indevida no sincronizador, um componente que faz corresponder a velocidade do veio principal às engrenagens motrizes e permite mudanças mais suaves e precisas.

Mesmo com pressa, é boa prática mudar para a marcha-atrás ou para a condução quando o veículo está parado. Se o seu carro for manual, pare antes de carregar na embraiagem e engatar a marcha-atrás. Se acidentalmente passar para a marcha-atrás (R) quando estiver em drive (D), não entre em pânico. Desvie-se para a berma da estrada e trave suavemente até o veículo parar. Em seguida, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto (N) e depois em park (P) antes de voltar a colocar o veículo em drive (D).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também