Mudar para a DIGI: Para que servem as fidelizações?

Como deve saber, uma das grandes armas da DIGI contra as três grandes operadoras Nacionais, além do preço muito mais apelativo, está na fidelização de apenas 3 meses, isto em vez dos tradicionais 24 meses.

Mas, sabe o que é isto? Para que serve?

Mudar para a DIGI: Para que servem as fidelizações?

digi1

Portanto, a fidelização nos contratos com as operadoras de telecomunicações é no fundo um acordo entre cliente e operadora, de forma a manter o serviço ativo durante um período pré-determinado de tempo.

Normalmente, este período de fidelização acontece em troca de descontos mensais ou um outro qualquer tipo de ofertas, como tem sido o caso da oferta de TVs em Portugal. Esta é uma prática legal, e é há muito tempo a forma preferida das operadoras de “agarrar” clientes em Portugal.

Dito isto, as fidelizações não têm obrigatoriamente de ter um prazo de 24 meses. Sendo exatamente por isso que a DIGI chega ao mercado Português com um prazo de fidelização de “apenas” 3 meses.

Entretanto, como em qualquer outro contrato, existe a possibilidade de terminar a fidelização mais cedo, porém, vai existir um custo de rescisão. Aqui terá de fazer contas, para perceber se aquilo que ganha no novo serviço, compensa o que vai pagar para rescindir o seu atual contrato.

Pode ter um contrato sem fidelização?

Claro que sim.

nunca deve colocar o router nestes sítios! vai perder velocidade

Seja pelo término da fidelização, ou porque decidiu fazer um contrato sem fidelização, isto é obviamente possível e até recomendável. Porém, em Portugal, os pacotes sem fidelização costumam ser significativamente mais caros.

  • Nota: As operadoras não costumam querer clientes sem fidelização.

Isto porque, a fidelização não pode ser renovada automaticamente. A renovação tem de ser autorizada por si. Sendo exatamente por isso que as operadoras tentam ativamente contactar os clientes com fidelizações a terminar, com novas propostas, de forma a renová-la durante mais 24 meses.

Porquê a insistência nos 24 meses em Portugal?

Este é o limite máximo em Portugal.

Sendo também uma prática que “alimenta” a máquina das operadoras da nossa região.

Com fidelizações de 24 meses, é mais fácil pagar as comissões dos agentes que vendem os pacotes, permite às operadoras mostrarem dados mais apelativos nas reuniões de investidores e acionistas. Além disso, claro, garantir a permanência de um cliente durante anos garante que este não vai a lado nenhum, se existir uma proposta mais apelativa de uma outra qualquer operadora. No fundo, até dá tempo de resposta à operadora, para criar uma proposta mais de acordo com o mercado atual.

É exatamente isto que está a acontecer em Portugal. Afinal, com a chegada da DIGI, existem milhares de pessoas dispostas a experimentar o serviço da nova operadora. Porém, muitas delas estão ainda agarradas a um período de fidelização significativo.

Aliás, em Portugal, quando o período de fidelização está a chegar ao fim, ou já terminou, é muito normal existir um contacto por parte da operadora, ou por vezes até do cliente, para o estender com algumas vantagens associadas.

É por isto que é muito difícil encontrar um cliente não fidelizado em Portugal, devido a esta prática cada vez mais enraizada na nossa região.

Quanto custa rescindir um contrato?

Terá de pagar 50% das restantes mensalidades, se estiver dentro do primeiro ano de fidelização. Ou 30% das restantes mensalidades, se estiver dentro do segundo ano da fidelização.  Por exemplo, se tiver uma mensalidade de 50€:

  • 18 Meses – 50€ x 18 Meses = 900€ | Indemnização 450€ (50% mensalidades)
  • 6 Meses – 50€ x 6 Meses = 300€ | Indemnização 90€ (30% mensalidades vincendas)

Também é possível rescindir sem pagar nada, mas apenas dentro de algumas exceções como mudança de país do titular do contrato, ausência da residência por cumprimento de pena de prisão, situação de desempregado, incapacidade ou doença prolongada, etc…

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também