O filtro de ar do seu automóvel pode não necessitar de ser verificado e mudado com tanta frequência como, por exemplo, o óleo. No entanto deve ser mudado de vez em quando. Isto pode ser feito numa oficina ou em casa. Isto se se sentir à vontade para o fazer. No entanto o facto de não se manter atento ao filtro pode resultar numa diminuição do consumo de combustível. Assim é nesta altura que tem de mudar o filtro do ar do seu automóvel!
Veja se tem de mudar o filtro de ar do seu automóvel!
Recomenda-se a substituição do filtro de ar pelo menos uma vez a cada 48 mil quilómetros, embora se viver numa área mais propensa a pó e sujidade no ar, deva trocá-lo mais perto dos 24 mil. Mas isto é para manutenção geral e desgaste regular.
Dependendo da situação, do seu veículo, do seu ambiente e de muitos outros fatores, o seu filtro de ar pode nem sempre seguir essa orientação. No caso de suspeitar que algo se passa com o seu filtro de ar (apesar de não cumprir a quilometragem típica) ou de não ter a certeza de quantos quilómetros lhe restam, existem sinais indicadores que o podem avisar.
Nem todos os indicadores significam necessariamente que o filtro precisa de sair. No entanto, se tiver algum destes sinais (ou uma combinação dos mesmos), é uma boa ideia verificar de qualquer forma.
Abra o capot do seu automóvel (quando este estiver estacionado numa área segura e desligado, claro) e abra a caixa do filtro de ar. Depois retire e inspecione o próprio filtro. Se não conseguir ver qualquer luz através do material do filtro, está na altura de instalar um novo.
Vários sensores podem detetar problemas de filtragem, que não têm os seus próprios indicadores, mas podem fazer com que a luz de verificação do motor se acenda.
Por isso, se a luz estiver acesa sem motivo aparente, verifique o filtro de ar.
Um filtro sujo também pode fazer com que o seu motor faça uma série de ruídos irregulares. Uma espécie de “tosse”, “estalidos” ou “borbulhar”.
O fumo negro do escape do seu carro. Ou então o cheiro de algo como combustível cru ou não queimado são também indicadores de bloqueio do fluxo de ar (ou seja, do filtro).
Problemas inesperados de desempenho, tais como a paragem ao abrandar, uma sensação de aspereza ou inconsistência ao acelerar, ou uma sensação de gaguejo ou de solavanco ao conduzir, também podem resultar de um problema no filtro de ar.
Se tiver alguns destes problemas e o seu filtro de ar não precisar de mudança, ou se mudar o filtro de ar, mas os problemas persistirem, deve considerar levar o seu carro a um profissional para uma avaliação.
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