Mudar de um desktop para um portátil faz isto na conta da luz!

Existem várias formas de poupar na conta da luz e na Leak já falámos de várias. É verdade que algumas coisas são mais fáceis de conseguir do que outras. No entanto, o que importa é que com algum cuidado conseguimos poupar muito dinheiro. A escolha, por exemplo, dos equipamentos que utilizamos para trabalhar ou para jogar tem muito impacto na conta da luz. De facto, trocar um computador de secretária (Desktop) por um portátil vai deixar-lhe muito mais dinheiro na carteira. Mas qual a diferença na conta da luz ao mudar de um desktop para um portátil?

Esta é a diferença na conta da luz entre um desktop e um portátil!

A empresa Selectra agarrou na calculadora e fez as contas para tentar perceber quando se consegue poupar ao mudar-se de um desktop para um computador portátil.

Se tiver um computador de secretária em casa (Desktop) e o utilizar todos os dias saiba que está a pagar entre 80 e 90 cêntimos por semana. Isto dá um custo a rondar os 3,44 Euros por mês. Atenção que para isto entra apenas o computador propriamente dito. Se lhe juntarmos monitor, colunas e até algum sistema RGB que tenha é provável que este custo aumente para os 4 Euros por mês, ou seja, 1 Euro por semana.

(review) honor magic v3: samsung encostada à parede!, Mudar de um desktop para um portátil conta da luz

Com um computador portátil tudo fica mais barato. Assim gasta cerca de 24 cêntimos por semana, o que dá menos de um euro por mês.

Ao final do ano já é um valor significativo. Se estiver a utilizar um computador de secretária acaba por pagar aproximadamente 43 Euros por ano. Isto face aos 12 Euros ou  menos que pode pagar se optar por um portátil. Para além disso se por vezes carregar o seu portátil fora de casa este valor poderá ser ainda menor.

Entretanto se quiser ligar o seu computador portátil a um monitor externo saiba que em vez de 24 cêntimos vai pagar cerca de 32 cêntimos por semana. Ainda assim é um valor aceitável.

Mas há outras formas de poupar

Muitos aparelhos elétricos não devem mesmo estar ligados por longos períodos. Por exemplo, os aparelhos alimentados por bateria, como smartphones e portáteis, só devem ser ligados para carregar. Se ficarem ligados por mais tempo, pode reduzir o tempo de vida da bateria. É por isso que não se deve carregar estes dispositivos a toda a hora.

Todos os equipamentos utilizam energia mesmo desligados?

Uma prova disso são as luzes de standby que estão presentes em muitos equipamentos. Mostram que está a ser utilizada energia, até porque esses dispositivos estão sempre prontos a arrancar. Para além disso alguns dispositivos têm ecrãs sempre ligados e utilizam energia independentemente de estarem a ser utilizados. Outros que parecem estar desligados estão, na verdade, em modo de espera. esmo quando desligados. Ou seja, de uma forma geral podemos dizer que os grandes dispositivos da atualidade estão sempre a consumir energia.

Que dispositivos devemos mesmo desligar da ficha para poupar menos 15 Euros ou mais na conta da luz?

Há equipamentos que pelas suas características devem estar desligados da tomada ou pelo menos ligadas aquelas extensões com um botão para ligar e desligar. Vamos referir os principais.

Logo à partida começamos pelo aparelho mais comum na casa dos portugueses, a TV. A maioria dos televisores modernos têm luzes de espera que usam energia sempre que estão ligadas. Os dispositivos ligados a ela, tais como boxes e leitores multimédia, também devem ser desligados pelo mesmo motivo.

O mesmo se passa com os equipamentos de som. De facto os dispositivos Hi-Fi tendem a ter múltiplas luzes de espera. Qualquer sistema que possa ser ligado por Wi-Fi ou Bluetooth também pode estar sempre a utilizar eletricidade. Isto para conseguir estar sempre pronto a funcionar.

O caso é igual para os computadores e os seus periféricos. Todos eles têm luzes de espera. Um computador em modo de suspensão também utiliza mais energia do que quando desligado.

RTX 3070, Mudar de um desktop para um portátil

Mas há mais exemplos. Assim muitas pessoas carregam os seus dispositivos eletrónicos à noite, o que não é recomendado. Deixar os seus dispositivos ligados durante a noite não só utiliza eletricidade desnecessariamente, como também é mau para a vida útil da bateria.

Quem também não são exceção são os equipamentos de cozinha pequenos. Muitos deles tendem a ter ecrãs digitais e/ou luzes de espera.

Por exemplo, o microondas mesmo sem estar a aquecer alimentos consome bastante.

Como desligar facilmente estes equipamentos

Ligar e desligar os dispositivos todos os dias não é muito conveniente, mas pode facilitar o processo usando extensões com interruptor ou fichas inteligentes.

Extensões com interruptor

As extensões são mais práticas e concebidas principalmente para permitir ligar mais dispositivos a uma única tomada e desligar tudo com um único interruptor. Isto torna-os ideais se tiver vários dispositivos para desligar todas as noites. Alguns também incluem temporizadores para que possa desligá-los automaticamente.

conta da luz tomada

Fichas inteligentes

Entretanto podemos ligar as fichas inteligentes a outros produtos domésticos inteligentes ou usadas de forma independente. Para poupar energia, permitem desligar automaticamente os dispositivos utilizando um temporizador ou através do smartphone.

conta da luz tomada, Mudar de um desktop para um portátil

Assim ao fazer alguns ajustes vai conseguir pagar menos na conta da luz e não se esqueça das vantagens de mudar de um desktop para um portátil.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também