Os smartphones tornaram-se uma parte essencial das nossas vidas e dependemos deles para uma vasta gama de tarefas, desde mantermo-nos ligados aos amigos e à família até à gestão do nosso trabalho e da nossa vida pessoal. No entanto, os smartphones podem ficar rapidamente desatualizados à medida que envelhecem e, mais cedo ou mais tarde, chega uma altura em que uma atualização parece necessária. Embora as empresas de smartphones queiram que os utilizadores atualizem o seu smartphone assim que um modelo mais recente chega ao mercado – normalmente no prazo de um ano – seria impraticável para os utilizadores manterem um ciclo de atualização anual. E dado o aumento dos preços dos smartphones, também não é uma decisão financeiramente sensata. Assim vamos dizer-lhe qual é a melhor altura para mudar de smartphone!
Android: sabe qual é a melhor altura para mudar de smartphone?
A maioria dos consumidores muda para um novo dispositivo a cada dois anos e meio. Dito isto, haverá certamente pessoas que não conseguem evitar a atualização para um novo telemóvel todos os anos. Também outras que esperam o máximo de tempo possível para mudar para um novo telemóvel. Se se enquadrar na categoria de pessoas que não se importam de utilizar smartphones antigos desde que continuem a funcionar, haverá certamente uma altura em que o telemóvel começará a mostrar sinais da sua idade.
Quando chegar a esse ponto, estes sinais inconfundíveis devem servir como indicadores iniciais de que está na altura de trocar o seu smartphone antigo por um novo.
Embora existam várias formas de o seu smartphone mais velhinho lhe dizer que está a ficar demasiado velho para o tipo de tarefas que lhe faz, o primeiro sinal claramente observável é uma sensação geral de lentidão. Tarefas aparentemente simples, como abrir aplicações e alternar entre elas, tornam-se penosamente lentas. Por vezes, estes problemas podem ser resolvidos com uma reposição de fábrica. No entanto, em telemóveis muito antigos, mesmo estes passos podem não ser suficientes para fazer desaparecer a sensação geral de lentidão total.
Outro sinal comum de um smartphone que está a envelhecer rapidamente é uma queda súbita na capacidade de retenção da bateria.
Irá notar que a bateria do telemóvel já não dura tanto tempo como antes e que precisa de carregá-la com mais frequência. Em alguns casos, a bateria pode descarregar rapidamente enquanto carrega o telemóvel. Embora este processo possa ser lento no início, a velocidade de degradação pode aumentar progressivamente ao longo do tempo. Em telemóveis antigos, a degradação da bateria pode chegar a um ponto em que o telemóvel se torna inutilizável, exigindo a substituição da bateria. É muitas vezes dispendiosa, especialmente nos iPhones.
Até há pouco tempo, os smartphones Android eram famosos pelos seus ciclos de atualização de software fracos e fragmentados. Embora as coisas tenham melhorado nos últimos anos, alguns fabricantes ainda não conseguem cumprir as suas promessas, especialmente no que diz respeito aos ciclos de atualização dos telemóveis mais antigos. Não é invulgar que os telemóveis mais antigos recebam poucas ou nenhumas actualizações, o que os torna vulneráveis a riscos de segurança.
Mesmo que ignore os aspectos de segurança (o que não deve fazer), o software desatualizado pode mesmo impedi-lo de utilizar as aplicações mais recentes. Isto para muitos, é um sinal imediato de que está na altura de fazer upgrade ao smartphone antigo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!