Mudanças não param de chegar ao X (antigo Twitter)

As mudanças não param de chegar no que diz respeito ao X (antigo Twitter) e, desta vez, parece que a linha cronológica principal será o próximo alvo. Em breve, poderá deixar de ser possível ver as contagens de participação (gostos e republicações) das mensagens na linha de tempo principal.

Mudanças não param de chegar ao X (antigo Twitter)

De acordo com um post do chefe do Twitter, Elon Musk, em resposta a um post de um assinante, o X está a tentar remover os botões de ação que incluem contagens de interação, tais como gostos, republicações, favoritos, etc. Estes botões passam a permitir gestos como o duplo toque para gostar e outros. Musk cita melhorias na legibilidade como a razão para esta mudança.

Mudanças X

Mas não se preocupe, estas métricas continuam visíveis quando tocar ou der um clique numa publicação. É um passo extra recebido com reações mistas. Os céticos quanto à forma como esta funcionalidade funciona expressaram a sua preocupação acerca de como isto afeta envolvimento. É que ter estes números facilmente visíveis e disponíveis tem sido uma ferramenta útil para os profissionais de marketing.

A empresa alterou recentemente esta mesma funcionalidade no telemóvel. Assim arredondaram as contagens de envolvimento. Como tal apresentaram menos carateres. Este ajuste de design foi feito também por uma questão de legibilidade, mas agora será totalmente eliminado na linha do tempo.

Entretanto resta saber se o X avança com esta alteração de design e se oferece aos seus utilizadores, nomeadamente os pagos, uma opção sobre o que querem que seja apresentado na sua cronologia principal. A empresa tem sofrido grandes alterações desde que Elon Musk assumiu a direção, sobretudo numa tentativa de a tornar rentável, sem sinais de abrandamento. A última das alterações a chegar passa por tornar o X numa plataforma totalmente paga. Uma grande mudança em relação à forma como a popular rede social funcionou no passado.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também