2025 está ao virar da esquina e vamos poder contar, entre outras coisas, com muitas mudanças ao nível da tecnologia. Isto será notório em várias áreas e sobretudo nos smartphones em 2025. Mas afinal o que podemos esperar destes equipamentos que andam sempre no bolso para todo o lado?
Duração da bateria muito melhor
Uma das melhorias mais notáveis a esperar nos smartphones da próxima geração é uma duração de bateria muito melhor, pelo menos em teoria, e há algumas razões para isso. Talvez a maior razão seja a adoção generalizada de baterias de silício, que oferecem mais capacidade para o mesmo tamanho físico do que as baterias de lítio. Todos, desde a HONOR e a Xiaomi até à OPPO e à OnePlus, estão a dar um passo em frente neste sentido.
Outra razão para esperar uma melhor duração da bateria em 2025 é que dois dos principais processadores de telefones Android, o Snapdragon 8 Elite e o MediaTek Dimensity 9400, são ambos construídos em um processo TSMC 3nm. Isso promete grandes ganhos de eficiência em relação aos processos anteriores de 4 nm usados para chips de última geração.
Um grande salto no desempenho
Outra das principais melhorias para a próxima geração de smartphones Android é o desempenho. Isto continua a ser um ponto muito importante para os utilizadores. É que afinal de contas todos queremos sempre mais velocidade.
Telefones mais finos
Os fabricantes de smartphones tentaram sempre lançar o smartphone mais fino há mais de uma década. Agora parece que isso poderá voltar a acontecer em 2025.
Já se fala de um iPhone 17 Air e também de um Galaxy S25 Slim. Isto é um bom exemplo do que está para vir.
Sensores de impressões digitais no ecrã eficazes
Os primeiros sensores de impressões digitais no ecrã eram bastante maus, apresentando velocidades de leitura lentas e exigindo frequentemente várias tentativas. Mas a tecnologia tem feito grandes progressos ao longo dos anos, e até vimos alguns fabricantes de telefones emblemáticos mudarem de sensores de impressão digital baseados em ótica para soluções ultra-sónicas mais rápidas e fiáveis. Estes scanners permitem até desbloquear o telemóvel com os dedos molhados.
Telefones realmente resistentes à água
Embora a resistência à água não seja certamente uma novidade, os telemóveis topo de gama mais recentes adoptaram praticamente todos as classificações IP68 e até IP69.
A classificação IP69 não é propriamente prática para a grande maioria dos utilizadores. Afinal de contas, com que frequência se utiliza uma máquina de lavar a pressão? Mas é interessante vermos estes equipamentos cada vez mais protegidos.
Preparado para todas as mudanças que vão chegar aos smartphones em 2025?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!