Cuidado: não acredite nisto que dizem sobre a mudança de óleo!

Quer faça você mesmo ou deixe que um mecânico profissional o faça, mudar o óleo do motor é uma das tarefas de manutenção mais importantes para manter o seu veículo de boa saúde. No entanto, alguns mitos persistem e por esse motivo é boa ideia esclarecer as coisas. Assim não acredite em tudo o que dizem sobre a mudança de óleo.

Cuidado: não acredite nisto que dizem sobre a mudança de óleo!

Deve mudar o óleo a cada 5000 km

Costumava ser verdade numa determinada altura, mas as tecnologias actuais de motores e óleos evoluíram consideravelmente. Atualmente, não é raro ver intervalos de mudança de óleo recomendados pelo fabricante entre os 8.000 e os 15.000 km. Deve seguir sempre o que está escrito no manual do proprietário.

dizer a um mecânico
Verificação do óleo

Os intervalos de mudança de óleo podem ser alargados

O que acabámos de referir não significa, no entanto, que um motor possa funcionar durante períodos muito longos sem uma mudança de óleo. Com o tempo, as propriedades do óleo deterioram-se e este perde a capacidade de lubrificar corretamente componentes importantes. Isto provoca fricção que desgasta as peças mais rapidamente. É aconselhável não esperar demasiado tempo para mudar o óleo após o intervalo recomendado para o seu veículo.

Quando utilizar óleo sintético não pode voltar atrás

Os benefícios do óleo de motor sintético estão bem documentados, pelo que muitos condutores escolhem essa opção quando mudam o óleo. No entanto, o facto de ter de continuar a utilizar o mesmo tipo de óleo até ao fim é um mito. Desde que lubrifique o seu motor com o grau de óleo correto recomendado pelo fabricante, pode alternar entre óleos minerais e sintéticos sem qualquer problema.

Quando o óleo está preto, tem de o mudar imediatamente

O óleo de motor novo é tipicamente translúcido e tem uma cor âmbar, mas escurece lentamente com cada utilização. O mesmo acontece com os aditivos e os contaminantes que se acumulam no óleo ao longo do tempo (poeira, sujidade, detritos metálicos, etc.). Se puxar o manómetro e verificar que o óleo está preto, não entre em pânico, especialmente se tiver respeitado o intervalo recomendado. Mas se o seu veículo tiver sido regularmente sujeito a condições mais adversas do que o habitual, deve substituir o óleo mais cedo ou mais tarde.

O filtro de óleo não é assim tão importante

Acha que pode poupar dinheiro comprando um filtro barato? Pense de novo. Isto torna-se ainda mais verdade com o óleo sintético, porque um filtro de baixa qualidade pode prejudicar gravemente a eficiência e a vida útil do óleo que acabou de se colocar no seu carro. Na sua próxima visita ao mecânico, não se esqueça de se certificar de que o seu novo filtro é compatível com o óleo que escolheu.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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