É bom mudar de marca sempre que se muda o óleo do carro?

Pode ser um pouco complicado comprar óleo, mesmo para os mais experientes. Afinal de contas cada loja de peças de automóvel tem uma variedade aparentemente infinita de marcas disponíveis e por vezes nem sempre compramos o mesmo. Isto leva-nos a questão. É bom mudar de marca sempre que se muda o óleo do carro?

Um mecânico profissional revelou que desde que as classificações específicas do óleo de motor, como o peso e o grau do óleo, sejam as mesmas é perfeitamente aceitável mudar para uma marca de óleo que esteja à venda ou que seja um pouco mais barata ou mais disponível.

No entanto há uma advertência importante. Nunca deve comprar diferentes marcas de óleo se o seu automóvel estiver fora do período de garantia do fabricante.

Os pedidos de garantia podem ser complicados. A utilização de óleo fora das especificações originais do fabricante ou do concessionário pode ser motivo para recusar um pedido de garantia, caso ocorra uma falha mecânica. Em suma, é melhor jogar pelo seguro quando se trata de trabalhos em garantia.

dizer a um mecânico
Services car engine machine concept, Automobile mechanic repairman hands checking a car engine automotive with oil level in the engine transportation, car service and maintenance.

Desde que utilize óleo novo de um fabricante respeitável que se enquadre nas especificações do seu carro, não há mal nenhum em mudar de marca de óleo quando for altura de mudar. Efetuar mudanças de óleo regulares dentro dos intervalos especificados pelo fabricante é significativamente mais importante para a saúde geral do seu motor do que aderir a uma determinada marca. A sua conta bancária agradece-lhe se comparar os preços e o seu automóvel agradece-lhe se mudar o óleo.

Os óleos são todos iguais?

Possuir e cuidar de um veículo automóvel é uma questão de gerir uma série de coisas diferentes. É necessário atestar regularmente a gasolina, mudar o óleo do motor, reabastecer o líquido do limpa para-brisas e assim por diante. Claro que também é importante dar o melhor ao nosso automóvel. Tudo por isso terá reflexo no resto. É claro que também é muito fácil descartar os produtos mais caros e procurar aqueles que não tenham tanto peso na carteira. A propósito disto os óleos de motor são todos iguais seja qual for o preço?

Num vídeo um TikToker respondeu a outro utilizador da mesma rede social que afirmava que a maioria dos óleos de motor são completamente idênticos uns aos outros, sendo a única diferença a embalagem. No entanto, isto é meia verdade. É que os óleos sintéticos básicos que servem de base para os produtos de óleo de motor vêm todos do mesmo lugar. Afinal, há poucas formas de “fazer” óleo. No entanto, embora a base destes produtos seja funcionalmente a mesma, a base não é o que as marcas automóveis estão realmente a vender. O que estão a vender são pacotes de aditivos.

Os óleos de motor de base são geralmente os mesmos, mas o valor vem dos pacotes de aditivos

Quase todos os produtos de óleo para motores, desde o mais genérico que se encontra no fundo da prateleira até à marca de nome, têm uma composição de óleo base semelhante. A diferença é que cada um destes óleos apresenta uma mistura e concentração diferentes de aditivos diferentes.

Óleo sintético ou convencional

Para muitos dos liquidos destinados ao automóvel existem vários aditivos que podem ser misturados para melhorar ou alterar a funcionalidade da substância. Por exemplo, os aditivos para gasóleo ajudam a manter os injetores de combustível limpos e a remover a água em suspensão, enquanto os aditivos para fluidos de transmissão ajudam a condicionar os vedantes de pressão e a evitar fugas. O óleo de motor é outro exemplo de um fluido com aditivos disponíveis, e é aqui que a variação de marca entra em jogo. Praticamente todas as grandes marcas de óleo de motor utilizam a sua própria mistura de aditivos destinados a diferentes tipos de veículos e situações de condução.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também