MSI não gosta do preço da RTX 4080. Porquê?

Já não é novidade para ninguém que a NVIDIA está com uma estratégia extremamente feia e anti-consumidor, o que pelos vistos também está a irritar algumas das suas principais parceiras AiB (Add-in Board Partner), como é o caso da MSI. Aliás, a MSI está tão irritada, e olha para a RTX 4080 como um produto tão aquém do esperado, que se tiver de recomendar alguma placa, recomenda a recentemente lançada RTX 4070 Ti.

Sim, a RTX 4070 Ti também não chega ao mercado a um preço bombástico, mas comparativamente à RTX 4080, é sem dúvida uma melhor compra. É o menor mal.

MSI não gosta do preço da RTX 4080. Porquê?

Portanto, a MSI não parece estar muito impressionada com o preço da RTX 4080, mesmo após as sucessivas quedas de preço, olhando para a RTX 4070 Ti como uma placa com mais valor a oferecer aos consumidores. O que provavelmente também se deve muito ao facto de a AMD ter lançado placas ao nível da RTX 4080, relativamente mais baratas, mas nem assim o preço se mexeu. Isto acaba por afetar as parceiras da NVIDIA, que têm muito dinheiro investido, mas não estão a ver o material a sair das prateleiras.

Dito tudo isto, nas redes sociais, a estratégia atual da MSI é de dizer que a “RTX 4070 Ti não é tão má como a RTX 4080”. O que é estranho, e demonstra um espírito crítico dentro do ecossistema NVIDIA. (Entretanto, o Tweet já foi removido, provavelmente por ordem da NVIDIA).

O que vai acontecer no mundo das placas gráficas em 2023?

Como já deve ter percebido, enquanto tem sido normal, até aqui, ver a nova geração a ocupar o lugar da velha, ao mesmo preço. Em 2022~2023, tanto a NVIDIA como a AMD (mais a primeira que a segunda), estão a tentar meter a nova geração num patamar de preço acima da velha geração. Mantendo os preços das placas gráficas antigas, ao mesmo que inflacionam o preço das novas ofertas.

Isto correu bem com a RTX 4090, mas está a correr horrivelmente mal com a RTX 4080 e RTX 4070 Ti. Uma tendência que deverá continuar nos próximos tempos. Porque nenhum PC Gamer, no seu juízo, vai pagar 1000€, ou mais, por uma placa gráfica que não é, nem se aproxima, de ser um produto topo de gama.

Em suma, se as coisas não mudarem no lado do consumidor, vão ter de mudar no lado das fabricantes. Caso contrário, as parceiras AiB, como é o caso da MSI, vão começar a ficar um pouco (mais) chateadas com a NVIDIA e AMD.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está atento ao mercado, ou já desistiu da coisa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também