MSI Claw: Uma consola portátil Intel! Mais uma!

 

Já falámos um pouco desta consola da MSI há alguns dias atrás, não porque é uma consola espetacular, completamente diferente de tudo o resto em termos de design e uso no dia-a-dia, que não é… Mas sim porque tenta rivalizar com tudo aquilo que já existe nas prateleiras tendo uma base um pouco diferente.

Afinal, a MSI optou por um processador Intel, em vez de uma solução AMD ou NVIDIA. Interessante e potencialmente mais barato!

MSI Claw: Uma consola portátil Intel! Mais uma!

Portanto, agora já é oficial!

A MSI aproveitou a CES 2024 para anunciar e lançar a sua primeira consola portátil, que é obviamente um produto muito ao estilo das já lançadas Steam Deck da Valve, ROG Ally da ASUS e Legion Go da Lenovo.

Porém, enquanto todas estas consolas utilizam hardware AMD, para terem um ponto de referência face ao hardware que dá vida às consolas de sala PS5 e Xbox Series S/X, e claro, muitos PCs do mercado, a MSI decidiu optar por uma alternativa Intel. O que significa isto?

Bem, temos aqui consolas baseadas em processadores Intel Meteor Lake Core Ultra, porém com configurações diferentes. Afinal, podemos ter aqui um Intel Core Ultra 5 com 512GB de armazenamento interno, ou então um Intel Core Ultra 7 155H com 1TB de armazenamento interno. Ambos com gráficos integrados Intel Arc Xe.

Quais são as vantagens?

Bem, em termos de performance, tudo parece muito similar ao que a AMD tem oferecido a este novo e emergente mercado. Porém, aqui temos suporte à tecnologia de upsacalling Intel XeSS, o que por sua vez fez com que a MSI afirmasse que a sua consola fosse capaz de oferecer uma jogabilidade mais fluída e imersiva.

Além de tudo isto, temos ainda uma bateria de 53Wh capaz de oferecer 2 horas de autonomia no máximo das capacidades da consola. O que parece francamente pouco, mas… A bateria é ainda um problema neste tipo de aparelho tão poderoso.

Para completar o pacote temos ainda um ecrã IPS LCD FHD de 7”, 16GB de memória LPDDR5, WiFi 7, BT 5.4, Thunderbolt 4 e um sensor de impressão digital. Temos ainda uma entrada de 3.5mm para fones e uma ranhura para cartões microSD.

Em termos de jogos, pode instalar qualquer plataforma criada para o Sistema Operativo Windows, mas também tem acesso a compatibilidade com apps Android graças ao App Player.

Infelizmente, ainda não temos uma data de lançamento, nem um preço final. Mas… Tendo em conta que esta é a primeira aventura da Intel no mundo das consolas portáteis, eu esperaria um preço ligeiramente mais baixo. Afinal, caso contrário, porque iria a MSI apostar numa plataforma diferente, quando todas as rivais andam a usar AMD? Vamos esperar para ver o que isto vai dar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também