Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões eléctricos são algo que provavelmente veremos mais no futuro. Mas e o gasóleo nos motores dos aviões? É comum em camiões e outros veículos potentes, muitas vezes de transporte de carga, por isso também faria sentido. Ou não?
Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?
A resposta é um pouco complicada. Fatores como taxas de combustão, temperaturas de funcionamento e outros detalhes do desempenho do combustível são importantes para todos os motores e não são exceção para os aviões. De facto, devido à natureza das viagens aéreas e da distribuição, estas considerações podem ser consideravelmente mais importantes.
Em última análise, sim, os motores de avião podem funcionar com gasóleo. Com um asterisco muito grande junto a esta afirmação. Tal como não é boa ideia colocar gasóleo num carro normal a gasolina, os motores dos aviões são construídos tendo em conta determinados tipos de combustível, o que inclui o gasóleo – ou algo diferente do gasóleo.
Quer esteja a conduzir um carro ou a pilotar um avião, nunca é boa ideia utilizar qualquer tipo de combustível que não seja o recomendado (ou exigido) pelo fabricante. A utilização de combustível incompatível pode, muitas vezes, na melhor das hipóteses, resultar numa redução do desempenho do motor. Na pior das hipóteses, pode danificar completamente o motor – e não quer que isso aconteça quando está na estrada ou no ar.
Se, hipoteticamente, o gasóleo fosse utilizado num motor de avião que não tivesse sido construído para ele, o peso seria um dos primeiros problemas. Apesar de ser mais eficiente, o gasóleo é mais pesado e, dependendo da quantidade utilizada, pode reduzir a capacidade total de carga útil.
O gasóleo também é mais suscetível a temperaturas mais frias. Isto normalmente atenua-se com uma mistura de aditivos. No entanto esses aditivos nem sempre se misturam em função da época do ano, dos mercados locais, da refinaria que o produziu, etc. E sem estes elementos adicionais, qualquer gasóleo no motor pode começar a congelar em altitudes mais elevadas (onde as temperaturas descem drasticamente) e criar bloqueios.
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