É algo que dá muito que falar e é sem dúvida um tema interessante. Em lados opostos temos aqueles que defendem os motores a gasóleo e os motores a gasolina. Mas a verdade é que argumentos à parte, a verdade é que só um deles dura o dobro!
Motores a gasóleo ou a gasolina? Um deles dura o dobro!
De acordo com a Capital One, os motores a gasóleo têm normalmente uma vida útil média que é aproximadamente o dobro da dos seus homólogos a gasolina. Embora talvez seja necessário ter cuidado à medida que estes veÃculos se aproximam do meio milhão de quilómetros, algumas centenas de milhares parecem ser um objetivo perfeitamente alcançável. Então, qual é a chave para a longevidade do diesel?
Um motor a gasolina tÃpico pega numa mistura de combustÃvel e ar, comprime-a e depois inflama a mistura comprimida com uma faÃsca, provocando uma explosão. Algo a que se chama combustão. O motor a gasóleo – inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel na década de 1890 – adota uma abordagem diferente. Um diesel comprime o ar e depois injeta combustÃvel no ar comprimido. Não é necessária qualquer faÃsca (ou seja, nenhuma vela de ignição) porque o calor do ar comprimido inflama o combustÃvel espontaneamente.
Um componente essencial para comprimir significativamente o ar num motor a diesel, de modo a que a ignição não necessite de uma faÃsca, é uma taxa de compressão muito elevada. De facto, normalmente o dobro da de um motor a gasolina. À primeira vista, uma taxa de compressão mais elevada pode parecer uma fonte de tensão adicional para os componentes internos de um motor, mas componentes como a cambota e as chumaceiras são construÃdos para serem incrivelmente robustos e suportarem os abusos.
Para além de uma construção robusta, os motores a diesel também funcionam a rotações mais baixas. Isto prolonga a longevidade.
Tal como uma maior capacidade de óleo e técnicas de lubrificação avançadas. São exemplo disso os jatos de óleo para pulverizar a parte inferior dos pistões em muitos motores. Por fim, o próprio combustÃvel diesel não é tão refinado como a gasolina. Por isso, tem mais lubricidade, o que leva a um desgaste mais lento dos furos dos cilindros de um motor.
A única desvantagem nestes motores de longa duração, é que o resto do seu camião, como a carroçaria e a suspensão, pode não ser capaz de suportar os muitos anos e quilómetros tão bem como o motor, mas, em retrospetiva, é um ótimo problema.
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