Um motor sem óleo seria uma verdadeira catástrofe. Isto porque sem a lubrificação fornecida por ele a fricção, o calor e as partículas soltas fariam com que tudo sob o capô parasse. Este lubrificante não só impede que as peças metálicas se esmaguem umas contra as outras, como também ajuda a evitar a formação de corrosão. Mas se ele está dentro do motor, qual é o problema de um motor a queimar óleo?
Na realidade há sítios onde não se quer óleo no motor, e é por isso que determinadas áreas são vedadas com juntas. Quando o seu veículo começa a queimar óleo, em termos mais simples, isso significa que o lubrificante foi parar a sítios onde não devia estar.
O que é que faz com que o óleo comece a queimar?
Existem essencialmente duas categorias principais em termos de óleo queimado: externa e interna. Um problema externo envolve uma fuga de óleo do sistema de lubrificação para componentes extremamente quentes. Existem vários locais onde pode ocorrer uma fuga, tais como o filtro de óleo e o bujão de drenagem, entre outros, devido a vedantes que falham, roscagem rasgada ou instalação incorreta. Até o próprio cárter do óleo pode ser a fonte de uma fuga, sendo o culpado, mais uma vez, provavelmente um problema de junta.
Felizmente, normalmente é possível detectar uma fuga externa sob a forma de pequenas poças no chão. A fuga externa mais mal cheirosa pode vir de sítios como um tampão de óleo que falha, onde o lubrificante viscoso pode escorrer para partes do motor quente, criando um odor forte. De longe, o problema mais grave é quando o óleo está a arder no interior do motor. Existem muitas causas possíveis para uma fuga interna, tais como demasiada pressão no interior do cárter, o que provoca a falha dos vedantes e a fuga de óleo.
A situação mais devastadora que pode ocorrer quando o seu automóvel queima óleo é quando os anéis do pistão falham. Ou seja, permitindo a entrada de óleo na câmara de combustão. Um sinal revelador de que o óleo está a entrar na câmara de combustão não é apenas um cheiro forte, mas também o fumo que emana do tubo de escape e que apresenta uma coloração azulada. Uma tonalidade azulada nas emissões do seu carro é apenas uma das diferentes cores do fumo de escape que podem indicar um problema.
O que fazer?
A abordagem para resolver a questão depende do facto de se tratar de um problema externo ou interno. Se notar poças de óleo depois de estacionar, pode tentar encontrar a fonte, como o filtro de óleo ou o cárter de óleo acima mencionados. Com apenas um pouco de conhecimento automóvel, pode facilmente substituir um filtro de óleo defeituoso, por exemplo, e a reparação é barata.
Se a origem do óleo queimado estiver dentro do motor aconselha-se uma visita a um bom mecânico. Nem todas as causas potenciais da queima de óleo no interior do motor são catastróficas, como é o caso da sujidade acumulada nos cilindros não danificados, que pode ser simplesmente limpa por um mecânico.
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