Quanto tempo leva o motor do carro a arrefecer?

Quando se está à espera que um motor arrefeça, pode parecer uma eternidade. Quer se pretenda efetuar uma pequena reparação de fluidos ou se trate de um problema mecânico mais grave, demora algum tempo até podermos começar a mexer no carro e fazer alguma coisa. Mas quanto tempo leva o motor do carro a arrefecer?

Quanto tempo leva o motor do carro a arrefecer?

A temperatura média de funcionamento do motor de um carro varia entre os 90 e aos 105 graus. Quanto tempo seria necessário para baixar esses valores? Cada carro é diferente e o clima exterior também pode ser um fator. Mesmo em circunstâncias normais em que o sistema de arrefecimento de um automóvel está a funcionar eficazmente, é bom esperar pelo menos 30 a 45 minutos e deixar o capot aberto enquanto o faz.

Porque aquecem tanto e como baixar a temperatura

É normal que um motor de automóvel fique quente num motor de combustão interna, em que o combustível é rapidamente oxidado nos cilindros do motor. Essencialmente, cria-se uma série de pequenas explosões que accionam mecanicamente o automóvel e produzem calor e gases de escape. Em condições ideais, esse calor está a um nível estável e ajuda as diferentes peças do motor a funcionarem bem, até que haja demasiado calor.

O sistema de arrefecimento funciona para evitar isto com muita simplicidade. À medida que o líquido de refrigeração flui através do motor, absorve algum do calor, transportando-o para o radiador, que utiliza uma série de ventoinhas para o afastar do motor, com o processo a repetir-se vezes sem conta.

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O motor tende a sobreaquecer quando um dos sistemas se avaria. Isto é frequentemente indicado por aquele momento assustador em que o indicador de temperatura no painel de instrumentos sobe acima de um nível aceitável e/ou a luz de aviso se acende. Pode ser uma fuga de líquido de refrigeração de um dos componentes. Também o mau funcionamento das ventoinhas de refrigeração, um termóstato defeituoso que impede a passagem de líquido de refrigeração suficiente para o motor, um filtro de ar do motor entupido ou uma falha no radiador, entre outros problemas potenciais.

Esperemos que seja um dos problemas menos dispendiosos. Mas, independentemente disso, é importante não conduzir o carro quando está a sobreaquecer e desligá-lo o mais rapidamente possível para evitar o agravamento dos danos.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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