A Intel lançou a sua nova gama de processadores Core 12000 (Alder Lake-S), que entre muitas outras coisas, trouxeram suporte a memória RAM DDR5, e suporte ao standard PCIe 5.0. O que claro está, resultou num ecossistema significativamente mais caro, tanto no lado do processador, como também no lado da board… Especialmente nesta altura inicial, em que a Intel apostou apenas nos componentes topo de gama da nova geração do seu ecossistema.
Mas sabe o porquê do encarecimento das boards Z690 relativamente ao passado recente? É que a culpa não é apenas da crise de produção! Vamos por partes.
Acha as motherboards Intel Z690 caras? Saiba porquê
Portanto, as motherboards Z690 apareceram no pior momento possível, e com uma mistura de componentes mais complexa que o habitual. Ao fim ao cabo, o design tem mais algum cuidado em cima, o que equivale a um PCB mais caro. Além disto, temos o suporte a memória RAM DDR5, que tem um custo acrescido em componentes. Bem como o suporte ao standard PCIe 5.0, que dependendo do modelo da motherboards, pode encarecer ainda mais da sua placa mãe.
Mas sabe qual é o maior custo destas boards? É mesmo o socket LGA1700, que comparativamente aos antigos LGA12XX, é 400% mais caro. Bem, a culpa não é apenas do socket em si, mas também do mecanismo de retenção do processador.
Além de tudo isto, a Intel decidiu apostar tudo na performance com os novos Core 12000. O que por sua vez significa uma outra atenção no power design das novas motherboards. Isto significa um sistema de alimentação mais robusto, mais seguro, e claro, com mais refrigeração.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Queria entrar no mundo Intel Core 12000, mas os preços assustaram? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.