Motherboards com suporte a CPUs AMD e Intel? Já aconteceu!

Hoje em dia, isto seria simplesmente impossível, tal é a rivalidade entre as duas gigantes do mundo dos processadores. No entanto, a verdade é que existiram mesmo motherboards com a capacidade de suportar processadores AMD ou Intel, sem grandes modificações por parte do utilizador.

Estamos a falar do Socet 5 lançado em Março de 1994, que curiosamente, apesar de ter sido desenhado para a segunda geração de processadores Intel Pentium P5 (entre outros CPUs Intel), também aceitavam processadores AMD K5, bem como os CPUs Cyris 6×86 e IDT WinChip.

Sabia que no passado existiam motherboards com suporte a CPUs AMD e Intel?

CPU

Além disto, em 1995, tivemos o sucessor ao Socket 5 na forma do Socket 7 (por alguma razão, nunca existiu Socket 6), que mais uma vez trazia suporte a todos os processadores mencionados em cima, sendo também retro-compatível com o Socket 5 através de uma adaptador. (Belos tempos, não acha?)

Por fim, tivemos o Super Socket 7 que já é da autoria da AMD, sendo na verdade uma adapatação ao Socket 7 original, chegando ao mercado em 1998, numa altura em que a AMD decidiu criar a sua própria infra-estrutura, depois de perder as licenças de uso dos sockets Intel.

Ou seja, depois de algum periodo de amizade… A Intel decidiu implementar uma estratégia para ‘lixar’ a AMD! Tudo de forma a que a rival ficasse agarrada a uma plataforma obsoleta, enquanto os processadores Intel prosperavam. (Isto já se assemelha mais ao mercado atual).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 1, 2


(AMD vs Intel) – Intel voltou a tentar enganar os consumidores

Apesar do nome ser muito similar, a RTX 2060 (mobile) e RTX 2069 Max-Q não são a mesma placa gráfica, visto que não oferecem nem de perto nem de longe a mesma performance. No entanto, isto não interessa nada para o marketing da Intel, que voltou a ‘enganar’ os consumidores num dos seus famosos slides de comparação, desta vez ao tentar por o Intel Core i7-10750H de 45W contra o Ryzen 4900HS de 35W.



Leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também