É por este motivo que alguém mordeu o logótipo da Apple!

Ao olhar para o famoso design do logótipo da Apple, percebe rapidamente que falta uma parte. É uma marca de mordida na fruta… mas porque é que está lá? Vamos olhar para a história e explicar-lhe por que motivo alguém mordeu o logótipo da Apple!

É por este motivo que alguém mordeu o logótipo da Apple!

Para desenvolver a marca inicial da empresa, a Apple Computer, Inc. contratou a agência de publicidade Regis McKenna em 1977 (com uma relação que começou em 1976). O próprio McKenna atribuiu a tarefa de desenhar o logótipo da Apple a Rob Janoff, um designer gráfico que trabalhava para a empresa.

De acordo com uma entrevista de 2018 à Forbes, Janoff descreveu a oportunidade única proporcionada pelo contraste entre uma máquina e uma peça de fruta natural. “Eu só queria tornar o computador fácil e divertido de se ver”, disse ele. Depois pensou que incluir a imagem acessível de uma maçã era uma obrigação.

Enquanto desenhava o logótipo da Apple, Janoff criou a silhueta icónica de uma maçã numa forma muito próxima da que todos conhecemos hoje. No processo, adicionou uma marca de mordida para tornar óbvio que a fruta representada no logótipo é uma maçã e não outra fruta com uma silhueta semelhante – como uma cereja, por exemplo.

A marca da dentada não só implica que a forma representa um fruto que normalmente se dá uma dentada enquanto se come (como as maçãs são normalmente comidas).

Para além disso também dá à forma da maçã um sentido de escala. Se assumir que a dentada veio da boca de um humano adulto, o fruto é demasiado grande para ser uma cereja.

Janoff disse que a marca da dentada não tem um significado simbólico mais profundo. Para além disso não tinha conhecimento do termo informático “byte” quando concebeu o logótipo.

Além disso, jogando com a marca da mordida, Janoff incluiu a curvatura do “A” minúsculo no logotipo original da Apple no espaço negativo da própria forma da maçã. Atualmente, o logótipo original da “maçã” em minúsculas já não existe, mas mantém-se uma curvatura semelhante.

Entretanto as seis faixas de cores no logótipo original significavam as capacidades de cor do computador Apple II. Eram únicas na altura para um computador da sua gama de preços. Em 1998, a Apple abandonou o logótipo original de seis cores e optou por um design monocromático.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também