O mundo dos monitores sempre foi um mundo mágico cheio de novidades e com escolhas para todo o tipo de utilizadores, afinal, é neste mercado que podemos encontrar monitores grandes, pequenos, largos, cumpridos, baseados em diferentes tecnologias de ecrã, que por sua vez podem vir com grandes ou pequenas resoluções, grandes taxas de atualizações de frames, ou… As duas coisas ao mesmo tempo!
O leque de escolhas vai aumentar ainda mais em 2024 com a chegada da CES.
Monitores vão mudar em 2024, habitue-se à novidade “Dual-Hz”!
Portanto, antes dos grandes anúncios da CES 2024, o programa de certificação AdaptiveSync foi atualizado na parte VRR (Variable Refresh Rate). Porquê? Bem, a ideia é incluir os monitores “Dual-Mode” que estão prestes a chegar às prateleiras, que em muitos materiais de marketing, deverão ser conhecidos como monitores Dual-Hz.
O que é isto?
Pois bem, com a nova tecnologia Dual-Mode ou Dual-Hz, um monitor oferece uma taxa diferente de atualização de frames dependendo da resolução escolhida pelo utilizador.
Desta forma vai ser possível baixar a resolução para FHD ou QHD para ter uma maior taxa de atualização de frames (144Hz, 165Hz, 240Hz, etc…). Ou então aumentar a resolução e assim apresentar uma taxa um pouco mais baixa (60Hz, 90Hz, 120Hz).
Esta atualização ao programa de certificação acontece para que todos os novos monitores passam em todos os testes básicos já criados. Isto de forma a manter a qualidade e transparência do mercado. Muito provavelmente, os novos monitores vão ter de passar os mesmos testes 2x, uma no modo 1, e outra no modo 2.
Curiosamente, além do Dual Mode ou Dual-Hz, a atualização à especificação Adaptive-Sync Display 1.1a também menciona overclock de monitores. Por isso, é algo que também vai começar a cair nos testes, e vai ser demonstrado no material de marketing das marcas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!