É inegável dizer que a pandemia mudou a forma como trabalhamos, seja em casa ou fora desta. É exatamente por isso que hoje em dia, ainda temos muito boa gente que gosta de não ir todos os dias para o escritório, preferindo uma modalidade híbrida.
Algo que na nossa opinião é extremamente saudável, que resulta em mais dinheiro na carteira (menos transportes, comer em casa, etc…), e que também resulta em mais tempo para nós ou para os nossos.
Mas isso também implicou uma pequena transformação dos escritórios em nossas casas! Isto de forma a ser possível trabalhar com grande qualidade, por vezes até com mais qualidade face ao computador que tinha no seu escritório. Uma dessas razões está na facilidade de ligação, qualidade de imagem, e melhoria na arrumação e organização que os monitores USB-C trouxeram para cima da mesa.
Afinal, pode chegar a casa, ligar o seu portátil a um único cabo USB-C, e está pronto para trabalhar.
Este cabo vai carregar a bateria do computador, vai servir para passar imagem para o monitor, e em muitos casos, vai também expandir a conectividade do seu PC graças a entradas USB extras, ou outras portas igualmente importantes para o seu dia-a-dia.
Eu ando a usar um monitor USB-C da AOC de grandes dimensões há vários meses… e bem… Mudou a minha vida!
Monitor USB-C: É transformativo para o seu escritório! Ou até mesmo para o seu dia-a-dia!
Portanto, dizer que um monitor com hub USB-C de qualidade é um excelente upgrade para o seu escritório de casa não pode ser uma novidade.
Logo para começar, reduz a desordem na secretária e elimina o incómodo de remover ou ligar periféricos ao seu computador portátil. Na realidade, pode até eliminar o carregador do seu portátil, porque o monitor vai fornecer toda a energia necessária para o seu funcionalmento e carregamento da bateria.
Assim, se quiser ser mesmo super organizado, pode montar o monitor num braço, ligar apenas 2 cabos (USB-C e Alimentação), e depois utilizar clips para utilizar o USB-C do monitor. Vai ter a secretária mais bonita e organizada da sua rua.
Em suma, o resultado é uma estação de trabalho organizada e flexível. No entanto, nem todos os monitores USB-C são iguais. Alguns dificilmente se qualificam como um hub USB, enquanto outros podem substituir uma base de ligação USB-C topo de gama.
É preciso separar o trigo do joio.
Ou seja, é preciso escolher uma boa alternativa, como é o caso do AOC AGON AG405UXC, que tivemos oportunidade de analisar há alguns meses atrás, e fizemos um choradinho para ficar por cá durante mais algum tempo.
Este monitor saiu da minha secretária, para começar o teste a um outro monitor que já não tem suporte a hub USB-C. O monitor é bom, mas é um downgrade porque implica uma outra gestão de cabos, que eu pura e simplesmente já não quero fazer.
O que ter em conta num monitor USB-C?
O seu portátil tem de ter uma conectividade USB-C rápida, de preferência Thunderbolt 3 ou 4. Posteriormente é preciso ter em conta monitores com USB-C equipados com Ethernet, múltiplas portas USB-A, suporte a DisplayPort por USB-C, etc…
Ou seja, olhe para as especificações!
Como dissemos em cima, nem todos os monitores USB-C são ouro!
É preciso olhar para versões com pelo menos 4 portas USB adicionais, num misto de portas USB-A e USB-C, conetividade Ethernet, 3.5mm, e claro, ter em conta que ter um hub USB-C não significa que seja possível passar vídeo e som.
Olhe para monitores com suporte a DisplayPort via USB-C. (Existem várias versões do padrão DisplayPort, mas isso não é super importante. Os monitores com suporte a DisplayPort via USB-C vão pelo menos ter suporte à versão 1.2, o que já permite 4K a 60Hz. Porém, DisplayPort 1.4 já permite 4K a 144Hz.)
Power Delivery! É importante.
A maioria dos dispositivos USB-C suporta algum tipo de sistema USB Power Delivery, que é necessário para fornecer energia através de um cabo USB. No entanto, a norma USB Power Delivery é muito abrangente. A potência disponível pode variar entre alguns watts, 100W, ou até mais que isso.
Terá de verificar se o monitor USB-C que pretende pode fornecer energia suficiente para todos os dispositivos que pretende utilizar.
Conclusão
Os monitores USB-C podem ser um pouco confusos, mas vale a pena o esforço de decifrar os pormenores. Entretanto, se tiver mais dúvidas, pode falar connosco.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!