É especialmente em casa que muitas pessoas utilizam o computador portátil com um monitor externo. Ajuda na produtividade e noutras tarefas. No entanto a verdade é que o monitor pode estar a destruir o seu portátil. No caso de quem tem um Mac o problema pode ser ainda pior. Mas afinal o que se passa?
Utilizar o computador portátil com um monitor externo é algo muito útil e que várias pessoas fazem. No entanto, por vezes podem começar a ocorrer problemas. Por exemplo a duração da bateria começar a diminuiu ou o portátil descarregar de repente.
O culpado? Manter o meu monitor ligado ao portátil, mesmo no modo de suspensão.
Qualquer pessoa que tenha, por exemplo, um MacBook com processador da Apple sabe que a longa duração da bateria é uma das suas melhores caraterísticas. Por isso, é estranho se as coisas começarem a falhar. A causa era o monitor.
Porque é que o monitor é um assassino da bateria do computador portátil?
A ciência por detrás do consumo extra de energia é relativamente simples. O processamento de imagens para outro ecrã requer energia extra para a GPU do seu computador portátil. A quantidade de energia que consome varia consoante o que está a fazer no segundo ecrã e o tipo de configuração que tem. Os computadores portáteis com GPUs dedicadas, por exemplo, consomem mais energia do que os que têm uma GPU integrada. Da mesma forma, os ecrãs 4K HDR exigem mais energia do seu portátil do que os painéis HD normais.
Claro que isto parece óbvio. Um monitor externo utilizará mais poder de processamento e gastará a sua bateria mais rapidamente. No entanto, o problema é que isto continua a acontecer quando o seu portátil está a hibernar. Além disso, a utilização de um monitor externo para trabalho, vídeos ou jogos fará com que a bateria se esgote mais rapidamente ou obrigá-lo-á a utilizar o computador portátil enquanto estiver ligado à corrente, o que significa a ruína das baterias de iões de lítio.
Para aqueles que não sabem como funcionam as baterias de lítio, as baterias de iões de lítio têm um número limitado de ciclos antes de serem consideradas inutilizáveis (normalmente cerca de 1000 para computadores portáteis). Passa um ciclo de cada vez que o seu computador portátil atinge 0 por cento de 100. Assim, a utilização de um ecrã adicional fará com que a sua bateria se esgote mais rapidamente, fazendo com que os ciclos se esgotem rapidamente. Pode verificar quantos ciclos a bateria do seu computador portátil completou para ter uma ideia do estado geral da bateria.
Outra coisa que é realmente má para as baterias é o calor, e todo o processamento de imagens e o carregamento constante geram muito calor. Como pode ver, este é um ciclo vicioso de drenagem, carregamento e calor.
Resumindo, a utilização constante de um ecrã externo com o seu computador portátil é uma corrida contra o tempo de vida da bateria.
O que pode fazer para combater isto
Utilize um suporte para portátil. Pode parecer pouco, mas o ar que corre por baixo do seu computador portátil ajuda a arrefecê-lo.
Desligue fisicamente o monitor do seu computador portátil quando não o estiver a utilizar. Assim que a sua sessão de trabalho terminar, certifique-se de que não há fios a ligar o computador portátil ao monitor.
Devido a todas as funcionalidades inteligentes de poupança de bateria dos computadores portáteis de nova geração, como o Carregamento optimizado da bateria da Apple ou o Carregamento inteligente do Windows, é melhor deixar o computador portátil ligado à corrente. Estas funcionalidades tentam evitar que o computador portátil atinja os 100%; mesmo que atinja, atenuam os efeitos adversos. Por isso, pode querer investir num monitor e cabo USB-C que exiba vídeo e carregue o seu portátil.
Utilize configurações de monitor que consumam menos energia. Altere a sua resolução para definições mais baixas ou utilize apenas um monitor pequeno para o seu computador portátil.