Há vários motivos para devolvermos um monitor depois de o comprarmos. Pode ter danos visÃveis no ecrã, um problema no suporte ou então os denominados pixéis mortos. No entanto, se comprou um monitor com problemas, saiba que nem sempre pode devolver!
Comprou um monitor com problemas? Nem sempre pode devolver!
Cada pixel ou “elemento de imagem” no seu ecrã é composto por três “subpixéis” em miniatura. Estas cores são o vermelho, o verde e o azul. A intensidade variável destas cores dá ao seu monitor uma ampla gama de cores. Entretanto cada pequeno transÃstor supervisiona cada sub-pixel e, bem, por vezes os transÃstores falham.
Pixéis mortos
Pixéis mortos: Isto acontece quando um pixel fica desligado para sempre. O resultado é uma pequena mancha preta a manchar o seu monitor que, de outra forma, estaria a funcionar bem. Algumas pessoas também chamam a isto ponto escuro. Entretanto dependendo da forma como o filtro polarizador do seu ecrã funciona, um pixel morto pode aparecer como um ponto branco em vez de preto, o que é conhecido como um “defeito de ponto brilhante”. Em qualquer dos casos, o pixel está morto.
Pixéis presos
Neste caso um ou mais sub-pixéis estão permanentemente iluminados, dando-lhe um ponto fixo de cor que nunca muda para esse pÃxel, embora este tipo de pixel preso possa nem sempre ser visÃvel em todas as imagens.
Pixéis quentes
São relativamente raros, mas são efetivamente pixéis sempre ligados com os três subpixéis presos no modo “ligado”, apresentando-se como um ponto branco constante.
A garantia pode ajudar?
Quase todos os fabricantes de monitores oferecem uma garantia limitada que inclui defeitos de fabrico, incluindo pÃxeis mortos. Dito isto, os pormenores podem variar bastante entre marcas e até entre modelos diferentes da mesma empresa. Alguns fabricantes são mais brandos, substituindo um monitor até mesmo por um único pÃxel morto, enquanto outros exigem uma determinada quota ou conjunto de pÃxeis mortos antes de o considerarem defeituoso.
O que são pÃxeis mortos e pode repará-los?
Os monitores topo de gama, especialmente os destinados a utilização profissional, têm maior probabilidade de ter uma garantia de zero defeitos, mas deve sempre verificar antes de comprar. Normalmente, pode obter esta informação no seu website ou no manual do utilizador.
Se desembrulhar o seu novo monitor e encontrar pixéis mortos a melhor opção é devolvê-lo diretamente ao revendedor. Muitos fornecedores têm polÃticas de devolução que cobrem defeitos de equipamentos acabados de abrir, o que significa que pode ter direito a uma troca ou reembolso. Alguns retalhistas permitem-lhe devolver um artigo por qualquer motivo, desde que tenha a embalagem original e não apresente quaisquer sinais de utilização.
É por isso que deve verificar se há defeitos de pÃxeis em qualquer monitor novo imediatamente após o ligar. Se reparar nisso mais tarde, fora da janela de devolução de curto prazo do retalhista, acabará por ter de lidar com a garantia do fabricante! Para encontrar algum pixel morto mais escondido pode utilizar o site Dead Pixel Test.
Não pode devolver? Eis para o que pode utilizar
Utilize-o como um segundo monitor: Mantenha-se atento à s suas redes sociais, ponha o Spotify a tocar ou reproduza um vÃdeo do YouTube enquanto trabalha. Se não for algo que vai ver de perto a toda a hora, os pÃxeis mortos não fazem grande diferença.
Utilização casual: A não ser que os problemas de pixéis sejam graves, estes monitores continuam a ser bons para jogos, para ver conteúdos de vÃdeo ou qualquer outro conteúdo de ecrã completo.
Embora os pÃxeis mortos possam ser irritantes, nem sempre são um problema, por isso, depois de passada a desilusão, poderá ainda ter um lugar no seu coração para o seu ecrã ligeiramente menos que perfeito.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!