Auto: sabe tudo sobre o módulo de controlo da ignição?

O módulo de controlo da ignição é algo muito importante no meio das outras peças de um motor de combustão interna. É o cérebro que controla a temporização da ignição e a geração de faíscas, permitindo a combustão da mistura ar-combustível. Dito isto, sem um módulo de controlo da ignição, a ignição adequada será impossível, resultando num desempenho ineficiente do motor. Além disso, também irá perturbar o consumo de combustível de um veículo.

Como funciona um módulo de controlo da ignição?

O módulo de controlo da ignição é a parte do sistema de ignição do automóvel responsável pela geração de uma faísca, pela ignição do combustível no interior das câmaras de combustão e pelo arranque do veículo. No sistema de ignição, vários componentes funcionam em sincronização, incluindo o módulo de controlo da ignição.

No meio destes componentes, a função deste módulo é gerar faísca e controlar o tempo de ignição. Numa primeira fase, o módulo recebe informações sobre a velocidade de rotação e a posição do motor. A informação é recolhida e transferida através de diferentes sensores do automóvel, incluindo os sensores de posição da cambota.

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Depois de processar a informação, o módulo de controlo da ignição dá um sinal à bobina de ignição para gerar corrente de alta tensão e distribuí-la à vela de ignição. A vela de ignição é então utilizada para inflamar a mistura ar-combustível no interior da câmara de combustão.

Tipos de módulos de controlo da ignição

Agora que já conhece as funções de um módulo de controlo da ignição, vamos passar aos diferentes tipos utilizados nos automóveis.

Módulo mecânico

O módulo de controlo da ignição mecânica é a forma mais antiga de módulo utilizada nos automóveis. Como é evidente pelo nome, estes módulos eram operados mecanicamente e utilizavam pontos e diferentes componentes para gerar sinais eléctricos. Dito isto, o envolvimento de demasiadas peças mecânicas torna-o propenso ao desgaste. Além disso, também requer uma manutenção regular para garantir o seu bom funcionamento.

Módulo eléctrico

Uma vez que se verificaram vários problemas com o módulo de ignição mecânico, este substituiu-se pelo módulo elétrico. O sistema do módulo elétrico utiliza eletrónica de estado sólido para sinalizar a bobina de ignição. Dito isto, o módulo elétrico é composto por um circuito integrado, transístores, condensadores e outros componentes para gerir o sistema de ignição.

Ao contrário do módulo mecânico, o módulo elétrico é mais fiável, durável, eficiente e fornece informações precisas, resultando num melhor desempenho do motor.

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Sintomas de um mau módulo de controlo da ignição

Em caso de falha do módulo de ignição, o motor morre e não volta a arrancar. No entanto, a falha do módulo de ignição surge normalmente por sobreaquecimento e é frequentemente mal diagnosticada.

Paragem do motor e falha de ignição

O primeiro sintoma de um módulo de controlo da ignição avariado é a paragem do motor e a falha de ignição, o que indica uma combustão incompleta. Além disso, também causa dificuldade na aceleração; o carro começa a abanar ou a tremer sempre que o pedal do acelerador é premido.

Motor parado

O carro arranca durante um segundo e depois morre. Trata-se de outro sintoma comum de um módulo de ignição avariado. Em alguns casos, o motor fica completamente morto e são necessárias várias tentativas para o reiniciar. Geralmente, isto acontece devido a ligações eléctricas corroídas do módulo de ignição. Pode-se reparar limpando a ligação, reparando o interrutor ou substituindo os fios, se necessário.

Luz de controlo do motor acesa

A luz de verificação do motor acende-se quando o módulo de ignição funciona mal. No entanto, a luz de controlo do motor pode acender-se devido a várias outras razões. Para identificar a causa potencial do acendimento da luz, pode utilizar o scanner OBD.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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