Na Web, apenas algumas aplicações e serviços Google disponibilizam um modo escuro. No entanto, nunca é demais. Sobretudo porque dá muito jeito quando utilizamos o smartphone na cama ou num ambiente escuro. Dito isto, agora é a vez do Google Drive introduzir o modo escuro.
Modo escuro chegou ao Google Drive. Veja como ativar!
Assim que estiver disponível, será convidado a ativá-lo. Atenção que para ativar ou desativar terá de recorrer ao ícone da engrenagem no canto superior direito > Definições > Geral > Aparência. Não segue automaticamente o tema do dispositivo.
Entretanto esta novidade junta-se a outras preferências para a Página inicial (Página inicial ou A minha unidade) e Densidade (Confortável, Aconchegante, Compacto).
O tema escuro é bastante simples e aplica-se apenas à vista de ficheiros. O Docs, Sheets, Slides, etc. permanecem inalterados. O fundo (barra lateral, barra de pesquisa, etc.) é mais claro e ligeiramente cinzento, enquanto o contentor interior é mais escuro/preto.
O Google Keep e o Chat também oferecem temas escuros, enquanto o Gmail oferece algo semelhante, mas não se aplica ao conteúdo real de um e-mail. Para além do Workspace, existe a Pesquisa Google e o YouTube. Em comparação com os dispositivos móveis, a disponibilidade de temas noturnos é bastante limitada.
Mas há outra novidade que está também a chegar mais diz mais respeito à organização.
A Google está a expandir as opções de organização de ficheiros no Google Drive com uma nova funcionalidade de “Categorias”. Foi algo que o já nosso conhecido @AsembleDebug do The SP Android descobriu ao analisar o código da aplicação Google Drive. Ao contrário das “etiquetas” existentes, cuja criação está atualmente limitada aos administradores do Workspace, as “Categorias” prometem uma utilização mais ampla e melhores formas de manter o seu Drive arrumado. É também o caso da implementação no iOS, que está limitada às categorias pré-estabelecidas (tipo de ficheiro, proprietários e estado da última modificação).
Como é que as “Categorias” funcionam?
A funcionalidade Categorias permite-lhe atribuir ficheiros a uma ou mais das 12 categorias predefinidas. São elas Auto, Bancária, Despesas, Casa, Identificações, Seguro de saúde, Médico, Animais de estimação, Escola, Impostos, Viagens e Trabalho.
Os ficheiros podem ser categorizados tocando no menu de três pontos junto a um ficheiro e seleccionando “Gerir categorias”. Isto facilita a marcação de documentos importantes com as etiquetas adequadas.
A vantagem de usar categorias, ao contrário de apenas adicionar ficheiros a uma pasta, é que pode aplicar mais de uma ao mesmo ficheiro. Por exemplo, pode classificar duas vezes a versão PDF de uma fatura como “Despesas” e “Viagens”, o que melhora a descoberta do ficheiro quando necessário. Imagine ter todas as suas facturas, despesas e extractos bancários organizados num único local, acessível a partir do ecrã inicial do Drive. Torna muito mais prático encontrar o que precisa do que as estruturas de pastas tradicionais.
Embora inicialmente descoberta na aplicação para Android e ainda em desenvolvimento, a funcionalidade parece ter sido concebida para ser sincronizada nas versões Android, iOS e Web do Drive. Isto torna-o numa ferramenta de organização verdadeiramente universal. É importante salientar que esta funcionalidade não se destina apenas aos utilizadores do Workspace. Entretanto isto significa que qualquer pessoa com uma conta Google poderá beneficiar da mesma.