Na Web, apenas algumas aplicações e serviços Google disponibilizam um modo escuro. No entanto, nunca é demais. Sobretudo porque dá muito jeito quando utilizamos o smartphone na cama ou num ambiente escuro. Dito isto, agora é a vez do Google Drive introduzir o modo escuro.
Modo escuro chegou ao Google Drive. Veja como ativar!
Assim que estiver disponÃvel, será convidado a ativá-lo. Atenção que para ativar ou desativar terá de recorrer ao Ãcone da engrenagem no canto superior direito > Definições > Geral > Aparência. Não segue automaticamente o tema do dispositivo.
Entretanto esta novidade junta-se a outras preferências para a Página inicial (Página inicial ou A minha unidade) e Densidade (Confortável, Aconchegante, Compacto).
O tema escuro é bastante simples e aplica-se apenas à vista de ficheiros. O Docs, Sheets, Slides, etc. permanecem inalterados. O fundo (barra lateral, barra de pesquisa, etc.) é mais claro e ligeiramente cinzento, enquanto o contentor interior é mais escuro/preto.
O Google Keep e o Chat também oferecem temas escuros, enquanto o Gmail oferece algo semelhante, mas não se aplica ao conteúdo real de um e-mail. Para além do Workspace, existe a Pesquisa Google e o YouTube. Em comparação com os dispositivos móveis, a disponibilidade de temas noturnos é bastante limitada.
Mas há outra novidade que está também a chegar mais diz mais respeito à organização.
A Google está a expandir as opções de organização de ficheiros no Google Drive com uma nova funcionalidade de “Categorias”. Foi algo que o já nosso conhecido @AsembleDebug do The SP Android descobriu ao analisar o código da aplicação Google Drive. Ao contrário das “etiquetas” existentes, cuja criação está atualmente limitada aos administradores do Workspace, as “Categorias” prometem uma utilização mais ampla e melhores formas de manter o seu Drive arrumado. É também o caso da implementação no iOS, que está limitada à s categorias pré-estabelecidas (tipo de ficheiro, proprietários e estado da última modificação).
Como é que as “Categorias” funcionam?
A funcionalidade Categorias permite-lhe atribuir ficheiros a uma ou mais das 12 categorias predefinidas. São elas Auto, Bancária, Despesas, Casa, Identificações, Seguro de saúde, Médico, Animais de estimação, Escola, Impostos, Viagens e Trabalho.
Os ficheiros podem ser categorizados tocando no menu de três pontos junto a um ficheiro e seleccionando “Gerir categorias”. Isto facilita a marcação de documentos importantes com as etiquetas adequadas.
A vantagem de usar categorias, ao contrário de apenas adicionar ficheiros a uma pasta, é que pode aplicar mais de uma ao mesmo ficheiro. Por exemplo, pode classificar duas vezes a versão PDF de uma fatura como “Despesas” e “Viagens”, o que melhora a descoberta do ficheiro quando necessário. Imagine ter todas as suas facturas, despesas e extractos bancários organizados num único local, acessÃvel a partir do ecrã inicial do Drive. Torna muito mais prático encontrar o que precisa do que as estruturas de pastas tradicionais.
Embora inicialmente descoberta na aplicação para Android e ainda em desenvolvimento, a funcionalidade parece ter sido concebida para ser sincronizada nas versões Android, iOS e Web do Drive. Isto torna-o numa ferramenta de organização verdadeiramente universal. É importante salientar que esta funcionalidade não se destina apenas aos utilizadores do Workspace. Entretanto isto significa que qualquer pessoa com uma conta Google poderá beneficiar da mesma.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!