Smartphone carrega mais depressa com o modo de voo ligado?

Se é um utilizador assíduo de um smartphone sabe como é terrível acabar a bateria quando necessita dele. Nessa altura nada mais há a fazer do que ligar o telemóvel a um carregador para recarregar a bateria. E alguns telemóveis podem demorar bastante tempo. Para acelerar o processo é possível recorrer-se a alguns truques. Um deles passa por ativar o modo de voo. Mas será que o smartphone carrega mais depressa com o modo de voo ligado?

Smartphone carrega mais depressa com o modo de voo ligado?

Este é um conselho que é dado de forma recorrente. Enquanto carrega, coloque o seu telemóvel no modo de avião, para que não se atrase o processo. Isto ao queimar continuamente energia a tentar ligar-se às torres de telemóveis e a tentar localizar a sua localização com a função GPS.

modo avião

O truque funciona, de facto, até certo ponto, mas tem algumas ressalvas. A razão para isso é que, enquanto o telemóvel está no modo normal, está continuamente a tentar enviar sinais para as torres de telemóveis e identificar a sua localização. E apesar de o seu telefone ter provavelmente GPS, que calcula as coordenadas da sua localização utilizando a rede de telemóveis em vez de satélites, a função continua a gastar muita energia. Isto deve-se ao facto de a localização impedir que o telemóvel entre no modo de suspensão de poupança de energia.

Quando se muda para o modo de avião, desliga-se a receção dessas transmissões de rádio e, consequentemente, o telemóvel carrega mais rapidamente.

Mas será assim tão mais rápido?

A verdade é que não é assim tanto quase se julga. Uma coisa é se desligar totalmente o smartphone. Aí faz diferença uma vez que sem qualquer serviço ativado o telemóvel vai carregar mais rapidamente. No entanto se ativar o modo de voo apenas vai ganhar cerca de 4 ou 5 minutos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também